Encerramento do 21º Conamat acontece neste sábado (4/5)
As Comissões Temáticas do 21º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), evento deliberativo da Anamatra, nesta edição realizado em parceria com a Amatra 9 (PR), em Foz do Iguaçu (PR), aprovaram 54 teses para deliberação na Plenária final.
Os debates ocorreram nesta sexta-feira (3/5) em três Comissões Temáticas, que analisaram 63 propostas selecionadas pela Comissão Científica do evento. As teses aprovadas pela Plenária Final, que conclui o Conamat, guiarão as linhas de atuação política da Diretoria e das comissões da Anamatra junto ao poder público, à iniciativa privada e ao terceiro setor. As discussões terão início neste sábado, a partir das 10h.
Com o tema central “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”, as teses foram debatidas em três comissões temáticas: 1- Transformações Tecnológicas, 2- Magistratura e igualdade, e 3 - Judiciário trabalhista valorizado. As propostas aprovadas para deliberação estão disponíveis no seguinte link: www.anamatra.org.br/conamat/21-edicao
‘As transformações do mundo tecnológico são uma preocupação muito grande para os juízes e juízas, especialmente na condução de como utilizar a inteligência artificial, a ética no uso dessa inteligência, a questão da geolocalização e vários outros pontos interessantes’, avalia o juiz Luiz Colussi (Amatra 4/RS), que presidiu a Comissão 1.
Na Comissão 2, a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), Viviane Leite, presidiu os trabalhos. A magistrada destacou o debate sobre importantes propostas que garantem o direito da magistrada lactante, e teses que abordam o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na Comissão 3, foram debatidas teses voltadas à valorização do Poder Judiciário Trabalhista, à carreira da magistratura e às condições de trabalho de juízas e juízes. "O coletivo da Comissão atuou de maneira muito pertinente, todos procurando contribuir e aprimorar cada ideia apresentada como tese. A tese de destaque, sem dúvida, é a que trata da atuação da Anamatra na continuidade dos esforços para que magistrados(as) ativos(as) e aposentados(as) possam usufruir da paridade remuneratória", destacou a juíza Noema Porto (Amatra 10/DF e TO), que presidiu os debates.
Leia Mais:
‘Garantia dos direitos sociais é indispensável à liberdade’
21º Conamat destaca defesa da Justiça do Trabalho e reflexões sobre democracia‘
Lutas, resistências e avanço: ministros do TST debatem o futuro da Justiça do Trabalho no 21º Conamat
Desafios e perspectivas para a valorização da Justiça e da Magistratura do Trabalho
Filósofo francês alerta para desafios da governança por números no processo de julgamento
Competência da Justiça do Trabalho: painel no 21º Conamat marca lançamento de segunda fase da pesquisa Anamatra/USP
Gênero, raça, diversidade e suas transversalidades em debate no 21º Conamat
21º Conamat aborda a relação entre a Justiça do Trabalho e a sociedade brasileira
Especialistas apontam os desafios trazidos pelas transformações tecnológicas na gestão judiciária
21º Conamat: ministro Maurício Godinho faz reflexão sobre os desafios da Justiça do Trabalho
“Servidão”: documentário sobre escravidão contemporânea é exibido no 21º Conamat
‘Justiça do Trabalho não resiste a decisões do Supremo Tribunal Federal’ , esclarece presidente da Anamatra
Presidentes do TST e do STF ressaltam a importância e eficiência da Justiça do Trabalho na abertura do 21º Conamat
Papel do Judiciário no mundo contemporâneo é tema da conferência inaugural do 21º Conamat
21º Conamat promove reflexão sobre os desafios da Justiça do Trabalho, afirmam presidentes da Amatra 9 e do TRT 9
Anamatra lança Cartilha de Direitos da Comunidade LGBTQIAPN+
Comissão LGBTQIAPN+ realiza reunião em Foz do Iguaçu (PR), sede do 21º Conamat
21º Conamat
O 21º Conamat, uma realização Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), acontece de 1º a 4 de maio, em Foz do Iguaçu (PR) e reúne diversos especialistas para a discussão do tema: “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra 9/PR).
Confira as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums/
Assista ao vivo: https://www.youtube.com/user/tvanamatra