21º Conamat: ministro Maurício Godinho faz reflexão sobre os desafios da Justiça do Trabalho

Hidalgo Gomes e Marcelo Guazzi

Jurista abordou o impacto negativo de "fake news" sobre o Direito do Trabalho

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado proferiu a conferência “Justiça do Trabalho e Direito do Trabalho: valorização e desafios”, na manhã desta quinta-feira (2/5), segundo dia do 21º Conamat em Foz do Iguaçu (PR). A mesa foi presidida pelo vice-presidente da Anamatra, Valter Pugliesi.

Em sua exposição, o jurista traçou um panorama histórico da institucionalização do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho no Brasil. Ele mencionou o período pré-1930, quando o país enfrentava carência de políticas sociais consolidadas, e ressaltou os avanços no período subsequente em resposta às mudanças sociais e jurídicas no âmbito nacional e internacional.

O ministro fez uma análise dos desafios e incompreensões enfrentadas pelo ramo trabalhista. Ele criticou duramente as narrativas que atribuem ao Direito do Trabalho a responsabilidade pela desigualdade e pelo desemprego. De acordo com Godinho, as falhas residem não nas normas trabalhistas em si, mas no descumprimento delas.

‘São narrativas ilusórias, que alimentam a disseminação de "fake news", muitas vezes propagadas até mesmo por autores respeitáveis, perpetuando o enfraquecimento, a negligência e o desprestígio tanto do Direito do Trabalho quanto da Justiça do Trabalho’, afirmou.

Ao citar pesquisas recentes que evidenciam a relação causal entre a legislação trabalhista e o crescimento econômico, o ministro Maurício Godinho enfatizou a necessidade de enfrentar narrativas de que o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho não contribuem para a distribuição de renda e para a efetivação de um patamar mínimo na economia e na sociedade.

'Sem um mercado de trabalho regulado, não há desenvolvimento sustentável. Por quê? Porque ocorrerá uma desigualdade muito grande. O poder econômico agirá sem qualquer limite. A limitação é dada pela norma jurídica, não pela força do trabalhador, principalmente individualizado, onde o sindicalismo seja extremamente frágil”, concluiu.

O ministro encerrou a conferência enfatizando que os desafios futuros da Justiça do Trabalho dependem de uma série de fatores, entre eles a cooperação efetiva entre as instituições, a atuação do movimento associativo, dos Tribunais para garantir o cumprimento do que é preconizado na Constituição Federal.

21º Conamat
O 21º Conamat, uma realização Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), acontece de 1º a 4 de maio, em Foz do Iguaçu (PR) e reúne diversos especialistas para a discussão do tema: “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra 9/PR).

Confira as fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums/

Assista ao vivo: https://www.youtube.com/user/tvanamatra

Leia Mais:

Filósofo francês alerta para desafios da governança por números no processo de julgamento

Competência da Justiça do Trabalho: painel no 21º Conamat marca lançamento de segunda fase da pesquisa Anamatra/USP

Gênero, raça, diversidade e suas transversalidades em debate no 21º Conamat

21º Conamat aborda a relação entre a Justiça do Trabalho e a sociedade brasileira

Especialistas apontam os desafios trazidos pelas transformações tecnológicas na gestão judiciária

‘Justiça do Trabalho não resiste a decisões do Supremo Tribunal Federal’ , esclarece presidente da Anamatra

Presidentes do TST e do STF ressaltam a importância e eficiência da Justiça do Trabalho na abertura do 21º Conamat

Papel do Judiciário no mundo contemporâneo é tema da conferência inaugural do 21º Conamat

21º Conamat promove reflexão sobre os desafios da Justiça do Trabalho, afirmam presidentes da Amatra 9 e do TRT 9

Anamatra lança Cartilha de Direitos da Comunidade LGBTQIAPN+


“Servidão”: documentário sobre escravidão contemporânea é exibido no 21º Conamat

 

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra