Anamatra participou da posse da juíza Ana Freitas como presidente
A Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6/PE) realizou, na última sexta (23/9), a cerimônia de posse da Diretoria eleita para o biênio 2022/2024. A nova presidente da entidade é a juíza Ana Freitas, sucedendo a magistrada Laura Botelho. A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e pela vice-presidente, Luciana Conforti.
Em seu primeiro discurso como presidente, Ana Freitas alertou sobre os compromissos da magistratura do trabalho com o combate às injustiças sociais. “Por meio de um Judiciário forte e independente, e uma Justiça do Trabalho sempre protagonista da defesa da paz e da justiça social”.
Com uma visão plural, destacou que sua gestão será marcada pelo permanente diálogo institucional – como a gestão anterior já vinha pautando - buscando assegurar o exercício dos direitos sociais, bem como a garantia das prerrogativas da magistratura do trabalho.
Em seu pronunciamento, o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, enalteceu a atuação da Amatra 6 no movimento associativo, agradecendo o apoio da sua vice-presidente, Luciana Conforti, integrante da 6ª Região. Ele elogiou a presidente que deixou o cargo, a juíza Laura Botelho, por sua disponibilidade para com as demandas dos associados, associadas e da Anamatra, sempre aberta ao diálogo e comprometida com a resolução dos problemas.
Colussi também destacou o trabalho incansável de Laura Botelho e da Amatra 6 na realização do 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), em Porto de Galinhas (PE), em abril deste ano. “Tivemos um evento extraordinário, marcado pela excelência da organização e pelo calor humano daqueles que nos receberam”, lembrou.
À nova diretoria, desejou sucesso na condução das atividades voltadas à defesa das prerrogativas dos magistrados e evolução da Justiça do Trabalho, além do aperfeiçoamento do Poder Judiciário.
Protagonismo feminino
Ao deixar a presidência da Amatra VI, após dois mandatos, a juíza Laura Botelho fez um breve relato sobre sua gestão e destacou o trabalho desenvolvido em prol da representatividade feminina no movimento associativo e na política, ressaltando que os espaços precisam ser ocupados e há que ser promovido o necessário debate sobre o tema.
Ainda sobre este tema, registrou as quatro ex-presidentes mulheres da Amatra VI, que, a seu modo e a seu tempo, deixaram sua marca e demonstraram força e coragem: Irene de Barros Queiroz; Ana Maria Schuler Gomes -, falecida este ano -; Virginia Lúcia de Sá Bahia e Luciana Paula Conforti, atual vice-presidente da Anamatra.
*Com Informações da Amatra 6