Moção foi lida durante a sessão do Pleno pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi
O Tribunal Superior do Trabalho aprovou, nessa segunda (15/6), durante sessão do Pleno, moção de solidariedade ao Supremo Tribunal Federal (STF), em razão dos ataques ao prédio da instituição na noite do último sábado (13). O documento repudia os atos praticados e considera as ações atentatórias ao Poder Judiciário e à democracia.
Confira a íntegra da moção, lida durante a sessão pela presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi:
“O Tribunal Superior do Trabalho expressa solidariedade ao E. Supremo Tribunal Federal e repúdio aos atos praticados na noite de sábado, 13 de junho de 2020, contra a Instituição e a autoridade de suas decisões. Considera-os atentatórios ao Poder Judiciário e à democracia. As liberdades públicas são incompatíveis com demonstrações de violência contra qualquer dos Poderes da República.”
A presidente da Anamatra, Noemia Porto, parabenizou a atitude e lembrou que o Tribunal Superior do Trabalho é a mais alta corte da justiça laboral no país e que sua existência encontra supedâneo na Constituição da República. “Por isso, é extremamente importante que, nessa condição, venha publicamente se posicionar em defesa da democracia, da independência do Poder Judiciário e, mais especificamente, do respeito necessário aos ministros que compõem o Supremo Tribunal Federal”.
A moção, aprovada por unanimidade pelos ministros do TST, será encaminhada à Presidência do Supremo.
*Com informações do TST