Encontro dos coordenadores das Amatras para o compartilhamento de experiências e discussão das próximas ações será nos dias 22 e 23
Neste ano, a capital pernambucana, Recife, será a sede da 13ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). Nos próximos dias 22 e 23, os coordenadores do Programa de diversas Amatras reúnem-se para avaliar e debater as ações futuras e compartilhar relatos e experiências em cada Estado. O Encontro é promovido pela Anamatra e este ano conta com apoio da Amatra 6 (PE), que sedia o evento.
Para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, que é da Amatra 6 e coordena os trabalhos do encontro, será prazeroso receber os colegas coordenadores na capital pernambucana.
“Nós da Amatra 6 estamos muito honrados em sediar o Encontro Nacional do TJC e com uma expectativa bastante grande em relação ao evento. A troca de experiências, planejar as próximas ações e dar maior visibilidade ao TJC são os principais objetivos do Encontro”, pontua a diretora.
Sobre o TJC – O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra, e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. Até o ano de 2016, o TJC beneficiou mais de 150 mil pessoas e envolveu 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.