Iniciativa na região é conduzida pela Amatra 15
Cerca de 130 participantes, entre autoridades, magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Campinas e Região), professores e alunos das escolas públicas municipais de Indaiatuba, prestigiaram o Encontro para Culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado no dia 21 de novembro, na Escola Ambiental Bosque do Saber. Como na edição passada, o público pôde apreciar o material produzido pelos alunos exposto no rol de entrada do local da Culminância, antes da abertura oficial do evento.
Compuseram a mesa de abertura as seguintes autoridades e parceiros do Programa TJC: Antônio Carlos Pinheiro, ex-prefeito de Indaiatuba; o Marcelo Bueno Pallone, juiz do TRT15 e presidente da Amatra 15; João Batista Martins César, desembargador do TRT15 e coordenador do TJC; Camila Ceroni Scarabelli, juíza do TRT15, representando a Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (EJUD 15); Rita de Cássia Trasferetti, secretária de Educação de Indaiatuba; Beatriz Afonso Pina, advogada interna da Hyundai Motor Brasil; Arthur Spíndola, vereador de Indaiatuba; professor João Carlos Nunes Pereira, gestor da EMEB Prof.ª Áurea Moreira da Costa; e a professora Vânia Accioly Cahet, Gestora da EMEB Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro.
Em seguida, o Juiz Marcelo Bueno Pallone parabenizou a participação dos alunos e dos professores no TJC, reforçou a importância que o programa tem para os juízes do trabalho e reafirmou o compromisso assumido pela Magistratura do Trabalho da 15ª Região com o Programa TJC, com o firme propósito de que a transmissão de conhecimento aos alunos sobre seus direitos e obrigações venha a propiciar a formação de cidadãos participativos e conscientes.
A juíza Camila Ceroni Scarabelli enfatizou que as ações educacionais que visem empoderar os alunos por meio do conhecimento dos direitos sociais são sempre bem-vindas pela EJUD 15, e que esta Escola estará sempre aberta para acolher os professores e os alunos.
Na sequência, os professores João Carlos Nunes Pereira e Vânia Accioly Cahet foram homenageados com a placa da Anamatra pela participação no TJC. Os alunos Josiel Cabalin e Sandro Wagner Dias receberam, em nome dos demais estudantes, os certificados de participação no Programa, emitidos em parceria com a Secretaria Educação de Indaiatuba, e que serão entregues aos demais alunos até o fim do ano.
Posteriormente, o aluno Benedito Lopes leu o texto redigido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos da EMEB “Prof.ª Áurea Moreira da Costa” sobre os conhecimentos construídos com o TJC na escola e foi apresentado um vídeo com o registro das atividades desenvolvidas em 2017. O mesmo procedimento foi realizado pelo aluno Sidnei Esquevinin, da EMEB “Prof. Leonel José V. Ribeiro” e, também, foi apresentado o vídeo com o registro das atividades desenvolvidas nesta escola.
Encerrando a programação, João Batista Martins César ministrou a palestra “Trabalho infantil: mitos e realidades”, enfatizando a importância da educação no desenvolvimento humano, na redução das desigualdades sociais e da pobreza. Salientou que a erradicação do trabalho infantil deve ser um projeto nacional e citou exemplos bem-sucedidos de adolescentes aprendizes que desenvolvem, ao mesmo tempo, as habilidades laborais e os estudos. Para que isto aconteça, destacou, é necessário que o respeito aos direitos da criança e do adolescente à educação seja acolhido pelos empregadores.