A última atividade do 3º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados – ativos para uma aposentadoria plena consistiu em uma espécie de bate-papo entre a diretoria da Anamatra e os participantes do evento, que terminou neste domingo (5/8). Os dirigentes da entidade passaram aos aposentados o quadro atual de assuntos de interesse da magistratura – com foco no magistrado aposentado –, como o reajuste dos subsídios e a tramitação de Projetos de Lei e propostas de emenda à Constituição em tramitação no Congresso Nacional. Além disso, os participantes puderam opinar e fazer perguntas.
Participaram do debate o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, o diretor de Assuntos Legislativos, Germano Siqueira, a diretora de Aposentados, Terezinha Kineipp, a diretora de Aposentados da Amatra 1 (RJ), Maria Wilma Gontijo, e os presidentes das Amatra 1, Áurea Sampaio, e da 15 (Campinas e Região), Guilherme Feliciano.
“A grande luta no Parlamento é levar os projetos ao Plenário. Nós temos um parlamento dependente do governo e isso não é novidade para ninguém”, esclareceu Germano Siqueira ao explicar os entraves que as proposições de interesse da magistratura enfrentam na tramitação. “Mas nós continuamos a fazer a nossa parte: entregando notas técnicas e dialogando com os parlamentares”, acrescentou.
Eventos
Os diretores de Formação e Cultura, Narbal Fileti, e de Eventos, André Cavalcanti, pediram a palavra para falar sobre os Jogos Nacionais da Anamatra 2012, que ocorrerão de 31 de outubro a 3 de novembro em Foz do Iguaçu (PR), e também sobre o 7º Congresso Internacional da Anamatra, que será realizado de 1º a 9 de abril de 2013 nos Estados Unidos (Nova Iorque e Washington). “É muito importante a presença de vocês em todos os eventos. A Anamatra é para todos”, lembrou André Cavalcanti.
Ao final do debate entre a diretoria da Anamatra e os aposentados, o magistrado Genésio Vivanco falou aos colegas, aproveitando a oportunidade para enaltecer a iniciativa das últimas gestões da entidade, que têm valorizado a participação dos aposentados nos eventos. “Em 35 anos de Anamatra, este é apenas o 3º encontro. Só agora estão nos dando a devida importância”, destacou. “Nós continuamos juízes, pois somos vitalícios,” finalizou Genésio.