Mudança tem como objetivo visibilizar as mulheres que também compõem o movimento associativo com linguagem inclusiva e não-sexista
Em Assembleia Geral Extraordinária, foram aprovadas alterações do Estatuto da Anamatra para modificar a denominação das principais siglas ligadas à principal associação nacional representativa da Magistratura Trabalhista. Com quase 80% dos votos, agora somos a Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Junto à mudança do nome e da logomarca da Associação, que será atualizada em breve em todos os materiais institucionais, também foram alteradas as denominações do Congresso bianual realizado pela entidade e da Escola Associativa, que passam a ser as seguintes:
• Congresso Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat); e
• Escola Nacional Associativa das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra).
Sabe o que isso #SIGNIFICA?
🚺 A partir de agora, a visibilidade das mulheres que também compõem e protagonizam esta Associação está explícita em nosso elemento primário: o nome;
🚺 Pela primeira vez na história do movimento associativo da Magistratura brasileira, essa mudança simbólica e necessária foi feita;
🚺 Na Anamatra, a linguagem inclusiva e não-sexista é uma realidade e tema prioritário, agora refletido na atualização das nossas denominações!
Para a presidente da Anamatra, Luciana Conforti, as alterações são simbólicas, necessárias e bastante relevantes. E com a campanha #SIGNIFICA, que será divulgada nas redes sociais da Anamatra, a ideia é promover ainda mais a inclusão das magistradas do Trabalho, que são maioria nesse ramo do Poder Judiciário.
'O objetivo é incorporar a representatividade adequadamente, revertendo situações de discriminação e de ocultação das mulheres, o que historicamente se verifica em todos os segmentos', explica a presidente da Anamatra.
Origem da mudança
A alteração das denominações ligadas à Anamatra é resultado de tese aprovada na última edição do 21º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado entre os dias 1º e 4 de maio de 2024, em Foz do Iguaçu (PR). O evento destina-se à consulta e deliberação da Associação, previsto em seu Estatuto.
No evento, foram aprovadas as alterações dos nomes da Anamatra e do Conamat. O Conselho de Representantes, órgão estatutário da Associação, em fevereiro de 2025, ampliou a mudança para alcançar também a Enamatra, órgão de docência da entidade.