A desembargadora Adenir Carruesco (TRT 23/MT) é a nova presidente do Colégio
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, o vice-presidente, Valter Pugliesi, e a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, prestigiaram, nesta quarta (27/11), a solenidade de posse da nova Diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
No biênio 2024/2025, o Coleprecor será presidido pela desembargadora Adenir Alves da Silva Carruesco (TRT 23/MT). A vice-presidente passa a ser a desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti (TRT 4/RS) e o cargo de secretário-geral será ocupado pelo desembargador Amarildo Carlos de Lima (TRT 12/SC).
Se despedindo da presidência do Colégio, o desembargador Eridson Medeiros (TRT 21/RN) fez um agradecimento aos seus colegas de diretoria e aos servidores que lhe deram todo o suporte durante o mandato. Medeiros desejou pleno êxito aos sucessores. “Desejo um sucesso absoluto para vocês. Contem comigo para o que for necessário”. O vice-presidente, desembargador Clóvis Valença Alves Filho, e a desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, secratária-geral, também fizeram pronunciamentos, agradecendo pela parceria junto aos TRTs no último ano, o que, segundo eles, foi primordial para o sucesso da gestão.
Em seu discurso, a nova presidente afirmou que o principal objetivo de sua gestão é elevar ainda mais a credibilidade institucional do Coleprecor, por entender que a interlocução com a sociedade é fundamental. “A confiança que geramos, especialmente com as decisões que proferimos, mas não exclusivamente com elas, mas também a nossa ação proativa, ética, transparente e eficiente, contribui para a promoção da paz social”.
Carruesco lembrou da importância da defesa da Justiça do Trabalho e de sua competência e elencou os 5 eixos de atuação da nova diretoria: comunicação, eficiência operacional, relações institucionais, valorização das pessoas e sustentabilidade. Por fim, convidou as(os) presidentes a colaborarem em seu mandato. “Reitero o meu compromisso em conduzir esta gestão com integridade, transparência e determinação. Juntos, faremos do Coleprecor um exemplo de excelência administrativa e de defesa intransigente da Justiça do Trabalho”.
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, ressaltou que o Coleprecor tem uma importância fundamental para o fortalecimento da Justiça do Trabalho perante os órgãos externos e, também, internamente, fazendo a interlocução com o Tribunal Superior do Trabalho. Nesse sentido, parabenizou a nova gestão do órgão, renovando a disponibilidade para o diálogo e cooperação institucionais. “A Anamatra deseja muito sucesso à nova gestão e se coloca à disposição para contribuir no que for necessário para o avanço de todas as pautas”, disse.
Antecedendo a posse da nova direção do Coleprecor, houve uma série de despedidas e boas-vindas de integrantes do colegiado, em razão dos términos dos mandatos nos respectivos Regionais.
Sobre a presidente
Natural de Santa Cruz de Monte Castelo (PR), Adenir Carruesco ingressou na Justiça do Trabalho mato-grossense em 20 de outubro de 1994 como juíza do trabalho substituta. Em 2004 foi promovida a titular e exerceu o cargo nas unidades de Alta Floresta e Primavera do Leste. Em 2005 foi removida para a 1° Vara de Rondonópolis, onde permaneceu por 16 anos até aposse como desembargadora, em 2021. Em dezembro de 2023, tomou posse como presidente do TRT 23, sendo a primeira mulher negra a ocupar o cargo na história do tribunal.