Maior Regional do país será presidido pelo desembargador Valdir Florindo
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, prestigiou, nesta terça (1/10), a solenidade de posse do novo Corpo Diretivo que conduzirá o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT 2/ SP) no biênio 2024/2026.
No primeiro discurso como presidente do Tribunal, o desembargador Valdir Florindo homenageou a família e lembrou da sua trajetória profissional, com destaque para a atuação na advocacia e no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde permaneceu por 20 anos.
Ressaltou, ainda, a importância da conciliação, das negociações coletivas e da Justiça do Trabalho. Em suas palavras, o ramo é “um símbolo de entrega da justiça social" e o direito, quando proveniente de política adequada de proteção, é capaz de produzir “maior remuneração e garantias sociais, resultando em melhor condição de desenvolvimento econômico”.
Com votos de sucesso à nova diretoria, a presidente da Anamatra, Luciana Conforti, destacou a importância do TRT 2 para a justiça trabalhista brasileira. “Como o maior tribunal do país, o TRT 2 é fundamental nas lutas em prol de uma Justiça do Trabalho mais forte e valorizada. A Associação Nacional está disposta a trabalhar de forma conjunta, visando a alcançar este objetivo, e deseja um biênio repleto de êxitos”, disse.
Também tomaram posse o desembargador Antero Arantes Martins, como vice-presidente administrativo, enquanto que o desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto assumiu o cargo de vice-presidente judicial. Já a Corregedoria será ocupada pela desembargadora Sueli Tomé da Ponte, atual ouvidora do Tribunal. Foram empossados, ainda, nos novos cargos a ouvidora, desembargadora Cândida Alves Leão; e a vice-ouvidora, desembargadora Sônia Maria Forster do Amaral.
Entre as autoridades presentes, estiveram o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, que, em seu discurso, destacou que o desafio da nova gestão será aliar a eficiência da produtividade com a efetividade da realização da justiça social.
Sobre o novo presidente
Valdir Florindo é formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo-SP e tem especialidade em direito e processo do trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha. Em 2003, ingressou na 2ª Região em vaga do quinto constitucional da advocacia, tendo antes atuado por 20 anos no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. No biênio 2020/2022, exerceu o cargo de vice-presidente judicial do TRT-2. Foi Presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho no biênio 2016/2018. É a 36º pessoa a ocupar a Presidência do maior tribunal trabalhista do país.
*Com informações do TRT 2