Presidente Luciana Conforti fez uma apresentação da Associação, demonstando a importância do associativismo
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, o presidente da Amatra 14 (RO/AC), José Carlos Hadad, e o vice-presidente, Carlos Antônio Chagas Júnior, participaram, nesta quarta (31/7), de evento organizado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud 14/RO-AC) voltado às (aos) novas(os) juízas(es) do Trabalho substitutas(os) aprovadas(os) no II Concurso Público Nacional Unificado para ingresso na carreira da magistratura do Trabalho.
Na oportunidade, os dirigentes apresentaram a Anamatra e a Amatra 14, fazendo um resgate histórico da atuação das entidades, explicando como se dá o trabalho desenvolvido por elas, listando os benefícios obtidos pelas associadas e associados e tirando dúvidas das novas juízas e juízes.
A presidente Luciana Conforti falou da atuação da Anamatra, especialmente na área legislativa e de prerrogativas, destacando a importância do associativismo na atuação não só em prol dos interesses corporativos, mas também em favor das pautas coletivas e sociais e em defesa dos princípios republicanos e valores democráticos. A magistrada listou algumas das grandes conquistas obtidas por meio da Anamatra e quais as pautas prioritárias neste momento, especialmente no que tange à questão remuneratória, defesa da competência da Justiça do Trabalho e a busca pela devida equiparação entre a Magistratura e o Ministério Público.
A importância do trabalho da Anamatra na comunicação com a sociedade, notadamente para quebrar ideias equivocadas, também foi ressaltada pela presidente. Nesse sentido, citou iniciativas criadas pela Anamatra ou que tiveram o apoio da entidade, como o Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) e as campanhas que trataram do esclarecimento sobre atuação e papel da Justiça, do combate à desinformação e ao assédio moral e sexual, além da recente Cartilha de Direitos da Comunidade LGBTQIAPN+, entre outras ações.
Por fim, Conforti agradeceu pela oportunidade e se comprometeu a esclarecer quaisquer dúvidas nas visitas presenciais das(os) novas(os) juízas(es) à Anamatra, que acontecerão nos próximos dias 12 de agosto e 16 de setembro, em Brasília (DF), desejando muito sucesso em suas carreiras.