Dirigentes da Anamatra acompanharam a cerimônia, que antecedeu a 6ª Sessão Ordinária do Conselho
O juiz do Trabalho da 15a Região (Campinas) e ex-presidente da Anamatra, Guilherme Guimarães Feliciano, tomou posse, nesta terça (21/5), como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na vaga destinada à 1a Instância da Justiça do Trabalho. A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, o vice-presidente, Valter Pugliesi, e a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, prestigiaram a cerimônia.
Estiveram presentes o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, o vice-presidente Aloysio Corrêa da Veiga, além dos ministros do TST Maurício Godinho Delgado, Kátia Arruda, Augusto César Leite de Carvalho, Cláudio Brandão, Alberto Basto Balazeiro e Hugo Carlos Scheuermann, bem como os ministros aposentados do TST Renato de Lacerda Paiva e Vantuil Abdala. O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15/Campinas e Região), desembargador Samuel Hugo Lima, também acompanhou a cerimônia, juntamente com o ex-presidente da Anamatra Renato Sant'Anna e com juízas e juízes do Trabalho da referida região, além dos presidentes da Amatra 1 (RJ), Daniela Muller, e da Amatra 15 (Campinas e Região), Sérgio Polastro.
Em seu discurso, Feliciano afirmou que, no CNJ, pretende atuar em torno de quatro eixos principais: cidadania, saúde, educação para a pacificação social e integração do cidadão neurodivergente. Para o novo conselheiro, as suas experiências de vida vão ajudá-lo nessa nova fase da carreira. “As urgências me movem, as carências me comovem, e é com esse sentido de urgência e de humanidade que eu pretendo servir”, finalizou.
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, parabenizou o empossado. "Temos a certeza de que Guilherme Feliciano contribuirá enormemente para as políticas de todo o Poder Judiciário, por meio de sua alta capacidade de trabalho, experiência e compromisso com todas as pautas, especialmente as relacionadas à carreira e à valorização da Justiça do Trabalho", apontou.
Sobre Guilherme Feliciano
Ex-presidente da Anamatra (2017/2019), o juiz Guilherme Guimarães Feliciano passa a substituir o conselheiro Giovanni Olsson na vaga destinada à indicação pelo TST. Titular da 1ª Vara do Trabalho de Taubaté (SP) desde 2006, formou-se em Direito pela USP e assumiu o cargo de juiz do Trabalho em 1997.
O magistrado é doutor em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Também é professor associado do Departamento de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), com livre docência em Direito do Trabalho e Direito Penal, e leciona ainda no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e no Centro Universitário Salesiano de São Paulo e coordena o curso de especialização em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho da Universidade de Taubaté (Unitau).