Aula foi ministrada pela juíza aposentada Ana Espí (Amatra 3/MG)
O Curso de Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para Coordenadores das Amatras e Demais Associados Interessados chegou, nesta segunda (25/3), à segunda aula, com a participação diversas magistradas e magistrados de todo o país. A formação integra a programação que celebra os 20 anos do TJC. A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, esteve presente.
Na oportunidade, foram apresentadas e explicadas detalhadamente todas as etapas de realização do TJC, desde a captação das escolas, passando pela capacitação de professores, até a culminância, que é atividade que finaliza o Programa.
Atuou como professora nesta aula a juíza do Trabalho aposentada Ana Espí (Amatra 3/MG), que foi coordenadora regional do TJC por 4 anos e atualmente integra a Comissão Nacional do Programa. Já a juíza do Trabalho aposentada Rosemeire Fernandes (Amatra 5/BA), coordenadora nacional do TJC, foi a mediadora.
Contando suas experiências pessoais, a juíza Ana Espí lembrou como foi a sua inserção na iniciativa e como o projeto mudou a sua vida, demonstrando de forma prática como deve ser a atuação dos coordenadores. A magistrada se disse muito feliz em participar do curso e afirmou que a formação ‘é um dos marcos da celebração dos 20 anos do TJC’.
Programação
As aulas da capacitação estão sendo realizadas sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30, exclusivamente pela plataforma Moodle. Ao todo, são 6 encontros e o encerramento será no dia 22 de abril. Clique aqui e confira a programação completa.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. O TJC já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Saiba mais sobre o TJC: https://www.anamatra.org.br/tjc
Leia mais: