Inscrições para o curso seguem abertas até o dia 25 de março
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta segunda (18/3), a aula inaugural do Curso de Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) para Coordenadores das Amatras e Demais Associados Interessados. A formação, que integra a programação que celebra os 20 anos do TJC, segue com inscrições abertas até o dia 25 de março.
Com transmissão ao vivo pelo canal da TV Anamatra no Youtube, a primeira aula da capacitação foi ministrada pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos da entidade e coordenadora da capacitação, Patrícia Sant’Anna. Entres outras abordagens, a magistrada falou da importância da consciência da Magistratura do Trabalho quanto ao papel relevante do Poder Judiciário na luta pelos direitos humanos.
Para Sant’Anna, a prática emancipatória da Magistratura do Trabalho, a partir da inserção nas escolas e da transmissão de conhecimentos e ensinamentos sobre direitos e deveres, possibilita aos jovens beneficiados pelo Programa defenderem os seus direitos e serem formadores e construtores de novas bases jurídicas e saberes.
‘O TJC, definitivamente, não é assistencialismo, é formação complementar qualificada’, explicou Sant’Anna. A diretora da Anamatra também ressaltou a transformação das próprias magistradas e magistrados do Trabalho com a realização do Programa. ‘No TJC, não há meia entrega; há amor pleno e incondicional. Quem realiza o TJC nutre por ele um amor verdadeiro’, declarou.
A aula inaugural contou saudação da presidente da Anamatra, Luciana Conforti, que falou da importância do Programa para a entidade. ‘Nós queremos que o Programa TJC seja sempre fortalecido, que avance cada vez mais, pois sabemos os benefícios que ele traz para a sociedade e também para os participantes, magistradas e magistrados. É uma verdadeira troca, na qual estamos sempre nos reenergizando, aprendendo, vendo as dificuldades de perto, o que também nos humaniza’, declarou.
Programação
As aulas da Capacitação ocorrerão em formato telepresencial e seguirão até o dia 22 de abril. Ao todo, serão 9h/aula, divididas em 6 encontros, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30, exclusivamente pela plataforma Moodle.
As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março, pela página oficia do curso na Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), no seguinte link: Inscrição Capacitação TJC
Clique aqui e confira a programação completa
Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. O TJC já beneficiou milhares de estudantes em todo o Brasil. Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos Estados e Municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos com o acompanhamento dos professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do TJC. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática.
Saiba mais sobre o TJC: https://www.anamatra.org.br/tjc