Presidente Luciana Conforti parabenizou a associação baiana pela iniciativa
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) Luciana Conforti, participou, nesta sexta (8/3), da abertura do Pré-Conamat 2024 da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5/BA). O evento marca a preparação da Amatra 5 para a 21ª edição do Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que será realizada de 1º a 04 de maio, em Foz do Iguaçu (PR). O diretor de Comunicação da Anamatra e associado da Amatra baiana, Guilherme Ludwig, também participou do evento.
Realizado no Dia Internacional da Mulher, o Pré-Conamat teve por objetivo, entre outros temas, discutir possíveis teses de interesse das mulheres. A presidente Luciana parabenizou a Amatra 5 pela iniciativa de a associação discutir regionalmente temas que mais tarde serão debatidos em âmbito nacional, no maior evento científico da Associação Nacional. Na avaliação da magistrada, o 21º Conamat será marcado pela defesa da Justiça do Trabalho e pela discussão de questões relacionadas à valorização da carreira, além dos temas de raça, gênero, diversidade.
Ao falar das questões de gênero, Conforti apresentou dados sobre a violência contra as mulheres e a respeito do assédio sexual e moral, destacando, por exemplo, que houve aumento de casos de feminicídio em 2023 e que, de acordo com pesquisa, mais de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência, o que escancara a necessidade de políticas públicas sobre os temas. Para a juíza, “a violência no trabalho nada mais é do que a reprodução das práticas sociais. É importante que observemos a violência contra as mulheres fora do trabalho, porque, na verdade, elas serão reproduzidas também no trabalho”.
Por fim, a presidente reforçou o compromisso da Anamatra na atuação em prol de todos os segmentos da magistratura - ativas(os) e aposentadas(os), migradas(os) e não migradas(os), das(os) substitutas(os) e das(os) titulares. “Todas as demandas que chegam à Anamatra são adequadamente processadas e debatidas, constando de nossas atas e também nas nossas políticas. Espero que, no nosso maior evento científico, consigamos debater os nossos problemas adequadamente, para a criação de políticas públicas para todo o judiciário trabalhista e também para a carreira da magistratura trabalhista”, projetou.
Também participaram da abertura o presidente da Amatra 5, Leonardo Landulfo Jorge, a vice-presidente, Maria Ângela Magnavita Sampaio, além do presidente do TRT 5, desembargador Jéferson Muricy.
Painéis
Em seguida, foram realizados painéis com a participação da desembargadora Viviane Leite e da juíza Adriana Manta, ambas da Comissão Anamatra Mulheres, e da magistrada Andrea Presas. Foram abordados temas como o impacto das transformações tecnológicas na gestão judiciária, o papel da magistratura na luta pela equidade de gênero e raça, além da valorização da Justiça do Trabalho por meio da defesa da sua competência. Os painéis foram presididos pela desembargadora Eloína Machado.
Sobre o Conamat
O 21º Conamat é uma realização da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (PR). O tema central a ser abordado será “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do evento: https://www.anamatra.org.br/index.php/conamat até o dia 08 de abril. Na página, os participantes também poderão acessar ao regulamento, subtemas para envios de teses, programação, palestrantes, entre outras informações. Já as teses podem ser enviadas até a próxima segunda-feira (11/3),