Evento marcou divulgação das Metas Nacionais para 2024 e premiação para tribunais trabalhistas
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador (BA), sob a condução do ministro Luís Barroso, o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário, reunindo representantes de todos os tribunais brasileiros.
A abertura do evento contou com a presença da presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti. A juíza do Trabalho Andrea Mariani, da diretoria da Amatra 5 (BA), representou a Anamatra durante a programação do Encontro. Também participou do Encontro o presidente da Amatra 5 (BA), Leonardo Jorge.
O evento lançou as 11 metas do Poder Judiciário para o ano de 2024, voltadas a temas como julgamento de processos com celeridade; conciliação; redução da taxa de congestionamento; priorização de julgamento de ações coletivas, de recursos repetitivos e de processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres; estímulo à inovação no Poder Judiciário; solução de casos relacionados aos direitos das comunidades indígenas de quilombolas em ações ambientais; e promoção dos direitos da criança e do adolescente.
O Encontro também marcou a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade 2023, reconhecimento aos tribunais que investem na excelência de sua gestão e em produtividade, transparência e informação, concedido em três níveis: Prata, Ouro e Diamante.
Pela Justiça do Trabalho, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi agraciado com o Troféu Diamante, juntamente com os TRTs das 8ª (PA e AP), 13ª (PB), 18ª (GO), 22ª(PI) e 24ª(MS) Regiões. Receberam o Troféu Ouro os TRTs 3 (MG), 4 (RS), 6 (PE), 12 (SC) ,14 (RO e AC) e 16 (MA) e o Prata, os tribunais trabalhistas da 7ª (CE), 9ª (PR), 15ª (Campinas e Região), 19ª (AL), 21ª (RN) e 23ª (MT) Regiões.
Saiba mais sobre o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário no portal do CNJ: https://www.cnj.jus.br/agendas/17-o-encontro-nacional-do-poder-judiciario/