O desembargador Eridson João Fernandes Medeiros é o novo presidente do Colégio
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, e o vice-presidente, Valter Pugliesi, prestigiaram, nesta terça (21/11), a solenidade de posse dos novos dirigentes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) para a gestão 2023-2024.
O desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), é o novo coordenador do Colégio, cargo que foi ocupado no último ano pela desembargadora Ana Carolina Zaina, do TRT 9 (PR). Para a vice coordenação, foi eleito o desembargador Clóvis Valença Alves Filho, do TRT 7 (CE), e a secretaria-geral será exercida pela desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, do TRT 17 (ES).
Ao tomar posse, o novo presidente apontou como pilares de sua gestão a defesa da competência da Justiça do trabalho e da sua valorização como instituição, o combate ao trabalho infantil e escravo e a luta contra as diversas formas de discriminação e ao assédio moral e sexual, sempre com participação efetiva de todos os TRTs do país. Medeiros também parabenizou a gestão que findou seu mandato e, dirigindo-se aos seus colegas de diretoria, lembrou que a unidade será fundamental. “Conclamo os demais empossados à união, pois o mote da nossa gestão será união e colaboração”, disse.
A presidente da Anamatra, Luciana Conforti, também parabenizou o mandato da desembargadora Zaina, assim como os demais integrantes gestão: os desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho (TRT 16/MA) e Fernando Rios Neto (TRT 3/MG), que ocuparam, respectivamente, a vice-presidência e a secrataria-geral do Colégio. “A Anamatra agradece pela extrema gentileza no trato, pela receptividade das questões associativas e abertura para o diálogo, com o compartilhamento de informações e ações voltadas ao fortalecimento da Justiça do Trabalho. Entendemos que essa aproximação é fundamental para a construção de políticas conjuntas e estruturadas em benefício do Poder Judiciário trabalhista”, avaliou.
Conforti desejou pleno êxito ao desembargador Eridson Medeiros e aos demais dirigentes empossados e colocou a Anamatra à inteira disposição para o trabalho em torno de temas de interesse comum. “Os objetivos traçados pela nova gestão do Coleprecor estão plenamente alinhados aos da Anamatra. Assim, nossa ideia é dar continuidade à parceria e ampliá-la”, afirmou.
Presente à solenidade, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes, também desejou sucesso à nova gestão e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Coleprecor. Para o ministro, um dos grandes desafios da Justiça do Trabalho diz respeito à sua valorização e ao reconhecimento de sua importância perante a sociedade. “É importante que a sociedade brasileira saiba quem somos, o que fazemos e quão importante é a Justiça do Trabalho na promoção da paz social na valorização da dignidade do ser humano no mundo do trabalho”.
Num discurso emocionado, a desembargadora Ana Carolina Zaina agradeceu ao ministro Lelio pelo apoio e aos integrantes da sua diretoria pelo profícuo trabalho dedicado a um bem maior. “Bendigo os dias e as noites em que juntos dedicamos, magistrados e servidores, à causa que nos une, que é a nossa bendita Justiça do Trabalho. Bendigo a inspiração, o recíproco apoio, a amizade e a lealdade à instituição”.