Valorização da Magistratura foi o principal ponto da pauta
Dirigentes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) reuniram-se, nesta segunda (20/11), em formato telepresencial, com magistradas e magistrados aposentados.
O encontro, liderado pela diretora de Aposentados da Anamatra, Solange Godoy, teve como objetivo esclarecer dúvidas das aposentadas e aposentados sobre assuntos de interesse da categoria e em relação às ações da Associação em prol da Magistratura do Trabalho.
Em sua fala, a presidente da Anamatra, Luciana Conforti, tratou da pauta prioritária da entidade no momento, que é a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2023, que estabelece a parcela mensal de valorização por tempo de exercício (VTM), em tramitação no Senado Federal.
A presidente esclareceu às aposentadas e aposentados a necessidade da atuação da Anamatra em assuntos específicos voltados às magistradas e magistrados em atividade como a equiparação da Magistratura com o Ministério Público (Resolução CNJ 528/2023).
Também estiveram entre os itens discutidos na reunião o fim da contribuição previdenciária dos inativos (PEC 555/2006), auxílio-saúde, representatividade dos (as) aposentados (as) na Anamatra, a importância da elaboração de relatórios pelas Diretorias de Assuntos Legislativos e Prerrogativas, a continuidade da publicação dos Boletins dos Aposentados, aprimoramento da Mútua Anamatra, teses de Conamats, realização de reuniões semestrais, ou quando necessário, como a realizada na data de hoje, entre outros assuntos.
Entre as deliberações da reunião destacou-se a aprovação do envio prévio às magistradas e magistrados aposentados da pauta das reuniões do Conselho de Representantes, que se reúne ordinariamente mensalmente.
Pela diretoria da Associação, também participaram do encontro o vice-presidente, Valter Pugliesi, o diretor de Assuntos Legislativos, Marco Aurélio Treviso, o diretor de Comunicação, Guilherme Ludwig, a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant’Anna, o diretor de Eventos e Convênios, Rossifran Trindade Souza, e o membro do Conselho Fiscal Carlos Eduardo Evangelista.