Presidente e diretor de Comunicação acompanham a cerimônia
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) prestigiou, nesta segunda (6/11), a posse da nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA).
A cerimônia, com a presença da presidente da Anamatra, Luciana Conforti, e do diretor de Comunicação e magistrado na 5ª Região (BA), Guilherme Ludwig, marcou a posse dos desembargadores Jéferson Alves Silva Muricy, no cargo de presidente; Léa Reis Nunes, vice-presidente; Ivana Mércia Nilo de Magaldi, corregedora; e Suzana Maria Inácio Gomes, corregedora adjunta. O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 5ª Região (BA), Leonardo Jorge, também participou da cerimônia e falou em nome das associadas e associados da Amatra 5 (BA).
Em sua saudação, a presidente da Anamatra desejou êxito à nova gestão do TRT 5 e falou do papel da Justiça do Trabalho no combate ao trabalho escravo, ao trabalho infantil, às discriminações, ao assédio eleitoral e a outras violações. ‘Temos que nos fortalecer enquanto instituição, em todas as regiões, e tenho a certeza de que o Presidente Jefferson Muricy, pelo diálogo, fortalecerá o Judiciário Trabalhista baiano. Não podemos incorporar críticas do que não fizemos, tampouco assumir culpas que não temos, por apenas cumprir a nossa missão institucional, com base na nossa competência constitucional. Temos que defender a autoridade das nossas decisões’, disse.
A presidente da Anamatra também falou da representatividade de gênero e raça no TRT 5, saudando a desembargadora Viviane Leite, empossada recentemente, que integrou a direção da Anamatra. “Uma expoente do movimento associativo, que sempre representou muito bem as colegas e os colegas baianos’.
Em seu primeiro discurso à frente do Tribunal, o desembargador Jéferson Muricy falou da importância da defesa da democracia, da República e da Justiça do Trabalho, ‘alvos de ataques incessantes’. ‘Para a nossa tristeza, em pleno século XXI, precisamos defendê-las com destemor e radicalidade para que não sejam tragadas pelas vagas da intolerância, do atraso, do obscurantismo e da ignorância’, ressaltou.
Despedida
Ao se despedir do cargo de presidente, a desembargadora Débora Machado desejou boa sorte à nova direção e lembrou da importância no movimento associativo em prol dos membros da Justiça do Trabalho. ‘Agradeço a Anamatra e à Amatra pela representatividade na defesa e luta incessante pelos direitos e garantias de nossa classe’.
Vídeo sobre a gestão, exibido durante a posse, lembrou de ações do biênio, inclusive ações da Anamatra, como a 3º Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, que contou com a co-organização da Escola Judicial do TRT da 5ª Região, e também o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).