Dirigentes da Associação também prestigiaram lançamento do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, e o vice-presidente, Valter Pugliesi, acompanharam, nesta quinta (14/9), a abertura do ‘Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia’, promovido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). O objetivo é debater junto a representantes da sociedade civil e da academia formas de enfrentar a desinformação e o discurso de ódio.
Compuseram o dispositivo de abertura a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o vice-presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, a diretora-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, e a presidente da Andifes e Reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura.
Em sua fala, a ministra Weber lembrou os ataques ocorridos no último dia 08 de janeiro, destacando que “a desinformação pode destruir vidas e instituições”. Na mesma linha, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a desinformação não oferece perigo só à democracia. “As notícias fraudulentas aumentaram o número de suicídios entre os adolescentes”, exemplificou. Para o presidente do TSE, o Judiciário precisa atuar em três frentes para combater de forma eficaz a desinformação: educação, prevenção e repressão moderna.
O combate à disseminação de fakenews é também uma bandeira da Anamatra, que, inclusive, foi parceira do STF e do TSE na campanha "Turma da Mônica e o Poder Judiciário", lançada em março de 2022, com o objetivo de aproximar o cidadão do judiciário e combater a desinformação.
Ao longo do Seminário, que segue até amanhã (15), serão realizados diversos painéis, com a presença de ministros do STF e especialistas na temática da comunicação. Assista no canal do STF no Youtube.
Jornalismo no Judiciário
Luciana Conforti e Valter Pugliesi, acompanhados pela diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Dayna Lannes, também presenciaram o lançamento do 1º Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, uma iniciativa do STF, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Superior Tribunal Militar (STM). A ideia é reconhecer o trabalho da imprensa brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito e da cidadania.
A premiação será dividida em eixos temáticos, baseados na missão constitucional de cada um dos tribunais, a iniciativa premiará trabalhos jornalísticos em quatro categorias: jornalismo escrito (impresso ou online), de vídeo, de áudio e fotojornalismo. As inscrições gratuitas serão abertas na próxima segunda-feira (18) e encerradas em 12 de janeiro de 2024. Clique aqui e saiba todas as informações sobre o Prêmio.