Reunião institucional deu início à construção de possíveis ações conjuntas
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti, foi recebida, nesta terça (29/8), pelo diretor de Articulação do Ministério do Planejamento e Orçamento, Luciano Wexell Severo.
O encontro teve por objetivo a apresentação institucional da Anamatra, com a entrega da Agenda Político-institucional da entidade e explanação acerca das ações sociais por ela desenvolvidas, como o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), bem como sua atuação em comissões e fóruns que tratam de temáticas como o trabalho infantil e escravo e das campanhas em favor da equidade de gênero e contra as diversas formas de assédio no ambiente de trabalho.
Outro assunto tratado na reunião foi o debate em torno das questões orçamentárias relacionadas à Justiça do Trabalho, especialmente a respeito da necessidade de atualização do teto que limita o pagamento das diárias para magistradas e magistrados. Também foi discutida a importância da defesa da competência material da Justiça do Trabalho, que tem sido uma das principais bandeiras da Anamatra ao longo dos últimos anos.
O diretor Luciano Wexell Severo foi muito receptivo às pautas da Anamatra e levantou possibilidades de trabalho conjunto entre o Ministério do Planejamento e Orçamento e a Anamatra no combate ao trabalho escravo, infantil e em condições degradantes, especialmente em regiões próximas a fronteiras com outros países.
Novas reuniões serão agendadas em breve, para discutir estes e outros temas.