Evento reúne juízes, procuradores, advogados e estudantes de todo o Brasil
Estimativas apontam que 5 milhões de trabalhadores atuam no Brasil com entregas e transporte mediados por aplicativos, enfrentando jornadas que podem chegar a 14 horas diárias, todos os dias da semana, sem qualquer proteção – seja legal, seja de sua integridade física.
Essa realidade fomentou a discussão sobre a forma como as plataformas tecnológicas impactam na precarização das relações trabalhistas e motivou a produção do documentário ‘Gig - A Uberização do Trabalho’, que foi exibido na quarta-feira (22/3), em Salvador (BA), como parte da programação da 3ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho – ‘A Internet das Coisas, Direitos dos Humanos’, realizada pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O evento segue até sexta (24/3).
Após a exibição do filme, ontem, houve debate com o público inscrito no evento, com um dos diretores e roteiristas da produção, o jornalista Carlos Juliano Barros, do UOL e da Repórter Brasil. O debate foi presidido pelo diretor de Formação e Cultura da Anamatra, juiz Marcus Menezes Barberino Mendes.
Realização
A 3ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho é uma realização da Anamatra, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Ejud 5) e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra 5), tendo como entidades coparticipantes a Associação Nacional das Procuradoras e Procuradores do Trabalho (ANPT), o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait) e a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (Abrat).
O evento é aberto a magistrados (as), procuradores (as), auditores (as) fiscais do trabalho, advogados (as), pesquisadores, estudantes e operadores do Direito que atuam com a temática.
Mais informações: www.anamatra.org.br/jornada
Confira a íntegra do cine-debate, que foi transmitido pelo Youtube da Anamatra:
Veja as fotos da 3ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho.
Leia mais:
Impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho será tema de evento em Salvador