O desembargador Cesar Marques Carvalho é o novo presidente do Tribunal
O diretor Administrativo da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e presidente da Amatra 1 (RJ), Ronaldo Callado, prestigiou, nesta sexta (27/1), a solenidade de posse da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) para o biênio 2023/2025.
O novo presidente é o desembargador Cesar Marques Carvalho, que terá como vice-presidente o desembargador Roque Lucarelli Dattoli. À frente da Corregedoria Regional agora estão os desembargadores Marcelo Augusto Souto de Oliveira (corregedor) e Maria Aparecida Coutinho Magalhães (vice-corregedora).
Em seu discurso, o desembargador Cesar Marques Carvalho afirmou ser um dia emocionante, por conta da grande realização pessoal e profissional que a sua posse como presidente do tribunal representa. Ele agradeceu aos pares pela confiança recebida nos votos, que, segundo ele, serão honrados com muito empenho e dedicação. “Reafirmo meu compromisso de trabalho árduo e de uma gestão participativa. Estarei sempre aberto ao diálogo, buscando melhorias em prol do sucesso do nosso regional”, afirmou.
O juiz Ronaldo Callado fez uma avaliação da gestão anterior e reconheceu os muitos desafios – como o trabalho não presencial – enfrentados pela alta administração do TRT 1, que os encarou “com serenidade e coragem”. Callado também fez questão de destacar o papel desempenhado pelo agora ex-corregedor do TRT-1, desembargador Jorge da Fonte, que, “com muita sensibilidade, foi capaz de escutar e, na medida do possível, atender os diversos pleitos dos juízes e juízas de primeiro grau”.
O diretor da Anamatra ainda reafirmou total apoio da associação à nova diretoria do Tribunal: “Temos muito a contribuir com a nova gestão nos desafios futuros. Nossas lutas comuns são muitas. Sabemos que os obstáculos são e serão vários e a Anamatra e a Amatra 1 estarão sempre à disposição do Tribunal nessa luta diária e incansável”. E concluiu: “Por fim, saliento que a Anamatra e a Amatra 1 não esmorecerão na missão de defender a autonomia, a dignidade e a independência da Justiça do Trabalho e dos magistrados desta região – papel que vem desempenhando há seis décadas”.
Sobre o novo presidente
Natural do Rio de Janeiro, o desembargador Cesar Marques Carvalho foi vice-presidente do TRT/RJ na administração do biênio 2019/2021. Ele assume a gestão do regional fluminense com experiência administrativa em outros cargos e funções no tribunal, tais como assessor da Presidência, presidente do Comitê Regional do Processo Judicial Eletrônico (PJe), além de gestor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-CAP) de segundo grau. Além disso, o magistrado lecionou em cursos de ensino superior e preparatórios para concursos.
O empossado formou-se pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1982 e, no início da carreira jurídica, exerceu a advocacia. Prestou concurso para a magistratura e tomou posse como juiz do Trabalho substituto no regional fluminense em setembro de 1989. A promoção ao cargo de desembargador, por merecimento, foi em dezembro de 2002.
*Com informações da Amatra 1 e do TRT 1