Flávio Dino elencou como eixos principais de sua atuação o acesso à justiça, a harmonia entre os Poderes e a defesa da democracia
A diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, prestigiou, nesta segunda (2/1), a cerimônia de posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão. A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).
O dispositivo de honra contou com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Lélio Bentes, da presidente do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
Em seu discurso, Dino afirmou que "este será um ministério da paz, da pacificação nacional, da busca da paz verdadeira que é fruto da Justiça, para todas e todos". O novo ministro elencou os principais eixos de seu mandato, com destaque para: a) a garantia do acesso à justiça, especialmente para os mais pobres e de populações marginalizadas, como negros, mulheres e comunidade LGBTQIA+; b) a harmonia entre os Poderes e a defesa da democracia; c) combate aos crimes ambientais; e c) controle do armamento da população; entre outros.
Dino também falou da expectativa que tem para este novo período, não só no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mas no país como um todo. “Ficaram no passado as palavras insultuosas, as agressões e as tentativas de intimidação do Poder Judiciário no nosso país, substituído pela harmonia e pelo diálogo", disse o empossado, que também fez um agradecimento especial à sua equipe pelo empenho e dedicação já demonstrados ao longo dos últimos dias.
A diretora Patrícia Sant’Anna parabenizou o ministro pela bela posse e destacou o alinhamento entre os eixos de atuação do Ministério e as ações que a Anamatra tem desenvolvido recentemente. “Foi exaltado no discurso do Ministro Flávio Dino, como uma das metas de sua pasta, o acesso à justiça, por meio do combate às desigualdades, tendo tratado especificamente da questão de gênero e da racial, que faz parte da pauta institucional da Anamatra e de sua campanha #TrabalhoSemAssédio”, lembrou.
Sobre o novo ministro
Flávio Dino é ex-governador do Maranhão. Atuou como juiz federal por 12 anos e presidiu a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Em 2006, foi eleito deputado federal e, no governo Dilma, foi presidente da Embratur.
Autoridades
Também estiveram presentes outras autoridades, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o ministro do STF Ricardo Lewandowski, entre outras.