Anamatra prestigia evento promovido pelo Programa Trabalho Seguro (TST/CSJT)
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, acompanhou, nesta sexta (9/9), ‘live’ promovida pelo Programa Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância de discutir a prevenção ao suicídio.
O evento telepresencial foi aberto pelo presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, que destacou a importância do debate. “É um problema que transcende a saúde pública, que é a prevenção ao suicídio”, disse. Além da “live”, o TST iluminou o edifício-sede na cor amarela ao longo do mês.
A “live” trouxe como debatedores o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro Júnior; a professora e pós-doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Nubia Elizabette de Jesus Paula, e o professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Heloani.
Setembro
O dia 10 de setembro foi escolhido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No Brasil, a campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Uma cartilha foi criada como forma de informar toda a sociedade sobre a temática. Segundo essas entidades, cerca de 14 mil pessoas tiram a própria vida por ano no país, e esse número chega a um milhão de pessoas em todo o mundo.
Especialistas apontam, entre as causas, doenças mentais e uso de substâncias. De acordo com estudo do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), de 2020, 16,5% dos suicídios envolvem relações de assédio moral ou bullying no trabalho.
Confira a íntegra do evento: