Inscrições para a formação da Enamatra seguem até hoje, dia 7 de setembro, e são gratuitas para associadas(os)
Principais características estruturais da mão-de-obra no Brasil da Colônia e do Império; relações, oposições e interações entre trabalho escravo e trabalho livre; inserção do indígena e do negro liberto na sociedade brasileira; política de substituição da mão-de-obra negra mediante imigração de mão-de-obra asiática e europeia e o projeto de branqueamento do País; sociedades de colonização.
Esses e outros temas foram abordados na aula magna, que abriu, na noite dessa terça (6/9), o mais novo curso da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra): ‘História do Trabalho’. As inscrições para a formação da Enamatra seguem abertas até hoje, dia 7 de setembro e são gratuitas para associadas e associados à Anamatra.
Com transmissão pelo canal da TV Anamatra no Youtube, a abertura do curso foi ministrada pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas e Região) Gerson Lacerda Pistori, cujo mestrado em Direito do Trabalho teve como foco a história do trabalho na Idade Média. “A matéria da história é fundamental para que possamos não repetir os erros do passado”, analisou o magistrado.
Ao apresentar o professor a vice-presidente da Anamatra, Luciana Conforti, falou da temática escolhida para o curso. ‘’Temos de conhecer o passado, a evolução, para conseguirmos compreender e também problematizar as relações de trabalho na atualidade.
O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, também fez uma saudação na aula magna, ressaltando a importância da iniciativa da Enamatra. “O tema segue cada vez mais necessário. É importante compreender a história do trabalho, porque o trabalho é a sua centralidade”, disse.
Clique aqui e faça a inscrição no curso.
Assista à aula magna, no canal da TV Anamatra no Youtube: