Presidente e vice-presidente da Anamatra assinam um dos artigos da obra
O Espaço Cultural Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou, nesta terça (23/8), o lançamento do livro 'O Poder Judiciário e o Direito na Atualidade: estudos em homenagem aos 200 anos de independência do Brasil'.
Reunindo diversas autoridades, a cerimônia contou com a participação do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, da vice-presidente, Luciana Conforti, do diretor de Prerrogativas, Marco Aurélio Treviso, e do diretor de Assuntos Legislativos, Valter Pugliesi.
Coordenada e escrita em coautoria pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), a obra propõe uma reflexão sobre a trajetória do Sistema de Justiça brasileiro ao longo dos últimos 200 anos.
O livro é composto de artigos escritos por professores, juristas, magistradas e magistrados, que se dedicaram a fazer uma análise histórica sobre o bicentenário da Independência, com destaque para a estruturação do Judiciário no Brasil. Entre os autores estão o presidente e a vice-presidente da Anamatra, em artigo intitulado 'Bicentenário da Independência do Brasil e desafios institucionais e sociais do Poder Judiciário para a garantia dos direitos fundamentais e humanos'.
Segundo o presidente do STJ, trata-se de obra indispensável a todos os interessados e tem, verdadeiramente, um valor histórico inestimável. “É fruto do trabalho de autores que conseguem reunir a condição de profundos conhecedores da história e do direito, garantindo, assim, a união da precisão e da profundidade dogmática com a clareza na exposição, que caracterizam as grandes obras jurídicas", destaca o ministro Humberto Martins na apresentação do livro.
Além de tratar da grande reformulação institucional do Poder Judiciário após a Independência, a coletânea traz análises sobre institutos específicos do direito brasileiro; estudos sobre os desafios institucionais e sociais do Judiciário; e artigos sobre o papel da advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil na atualidade.
* Com informações do STJ