Diretor de Formação e Cultura, Marcus Barberino, participou do evento
O diretor de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Marcus Barberino, participou, nesta quinta (9/6), da primeira edição do Seminário em Mediação em Ambiente Universitário. Com o tema “A gestão de conflitos e as práticas colaborativas nas universidades como mecanismo de transformação social, educação e cultura de paz”, o evento é uma realização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Com a participação de diversos especialistas, o evento teve por objetivo promover a troca de conhecimentos sobre a mediação e discutir os resultados do primeiro ano de atuação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp. Em 2021, o órgão realizou 12 mediações de conflitos entre membros da Universidade. Neste ano, seis mediações já foram concluídas. Os números dizem respeito apenas aos casos que se enquadram nas disposições da Resolução 032/2019, que criou a Câmara e determina as situações passíveis de mediação.
O diretor Marcus Barberino parabeniza a realização do evento e, mais ainda, o trabalho desenvolvido pela Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da Unicamp, pois fomenta a mediação, que tem se apresentado como uma importantíssima ferramenta de pacificação social. “Investir na mediação é investir num método alternativo e eficaz, que não só resolve conflitos de maneira célere, mas também evita que as partes recorram ao Poder Judiciário”, explica.
Lançamento de livro - O evento também marcou o lançamento do livro Mediação e Práticas Restaurativas nas Universidades: Experiências e Inspirações, da Editora V&V. Nele, especialistas discutem a aplicação de princípios da justiça restaurativa em diferentes contextos universitários. A obra conta com capítulos escritos por membros da Unicamp: as professoras Dora Maria Grassi (IB) e Néri de Barros Almeida (IFCH), a bióloga Priscila Cristina da Silva (IB) e Maria Augusta, coordenadora da Câmara de Mediação.