Ao todo, 43 personalidades foram homenageadas
Com a presença do diretor de Formação e Cultura da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Marcus Barberino, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15/Campinas) realizou, nessa quinta (12/5), a solenidade de outorga das comendas Medalha Ouro e Grande Colar da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região.
Ao todo, 43 nomes foram homenageados, somando as indicações de 2020 e 2021. Entre as(os) agraciadas(os) estão os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro e Amaury Rodrigues Pinto Júnior, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Dimas Moreira da Silva, o presidente do TRT 13 (PB), Leonardo José Videres Trajano, o presidente do TRT 2 (SP), Luiz Antônio Moreira Vidigal, além de instituições sociais e outras autoridades. Confira a lista completa de homenageados.
Entenda a homenagem
Criada em 1992, a outorga das Comendas da Ordem do Mérito Judiciário da Justiça do Trabalho da 15ª Região objetiva exaltar os méritos e a dedicação daqueles que prestaram serviços relevantes à cultura jurídica, à sociedade e à Justiça do Trabalho.
O Grande Colar é destinado a personalidades e autoridades, bem como pessoas jurídicas e instituições, nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos ou relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça do Trabalho, se fizerem merecedoras de especial distinção. Já a Medalha Ouro tem como escopo prestigiar governantes, juízes, dirigentes, personalidades legislativas, científicas, sociais ou profissionais e servidores públicos, em geral, e da Justiça do Trabalho.
Tradicionalmente, a entrega da comenda ocorre no mês de março, durante a solenidade de Abertura do Ano Judiciário. No entanto, sofreu alterações devido às medidas sanitárias adotadas pelo Tribunal para evitar a disseminação do novo coronavírus. A cerimônia deste ano englobou os indicados em 2020 e 2021, e pela primeira vez aconteceu separadamente da solenidade de Abertura do Ano Judiciário, neste ano realizada em 17 de março.