Anamatra prestigia cerimônia, na sede do Tribunal em Brasília
O Tribunal Superior do Trabalho realizou, nesta quarta (23/2), cerimônia de outorga do nome do ministro Walmir Oliveira da Costa ao Auditório do órgão, no Bloco B, em Brasília. A solenidade foi dirigida pelo presidente do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira.
O ministro faleceu maio de 2021 por complicações decorrentes da Covid-19. A homenagem ao ministro foi aprovada naquele mesmo mês, em sessão extraordinária do Tribunal Pleno, participação de familiares do ministro e de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da advocacia, sob a condução da então presidente, ministra Cristina Peduzzi.
O evento foi prestigiado pelo presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e pelo diretor de Informática da entidade, Jônatas Andrade.
“A outorga simboliza o reconhecimento do Tribunal, compartilhado pela Anamatra e seus representados, pela brilhante carreira do ministro Walmir Oliveira da Costa e por sua dedicação ao engrandecimento da Magistratura e da Justiça do Trabalho e valorização dos direitos sociais”, afirma Colussi.
Walmir Oliveira da Costa ingressou na magistratura trabalhista, por concurso público, em 1989, como juiz do Trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Respeitado pela comunidade jurídica, o ministro integrava a Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT. Também participou do movimento associativo, como presidente da Amatra 8 (PA e AP).
Aposição – Os dirigentes da Anamatra também estiveram presentes, à cerimônia de aposição dos retratos dos ministros João Batista Brito Pereira e Lelio Bentes Corrêa, nas galerias de presidentes do TST e de corregedores-gerais da Justiça do Trabalho, respectivamente. Brito Pereira exerceu a Presidência do TST e do CSJT no biênio 2018/2020. Já o ministro Lelio Bentes foi Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho no biênio 2018-2020.