Encontro telepresencial foi conduzido pela diretora Benimar Medeiros
Discutir a efetiva participação das magistradas e magistrados do Trabalho aposentados nas escolas judiciais. Esse foi o objetivo de reunião, nesta quarta (2/2), conduzida pela diretora de Aposentados da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Benimar Medeiros, e integrantes da Comissão criada pela entidade para tratar do tema.
“A ideia é analisarmos o panorama nos tribunais, avaliando o tratamento dispensado pelas Escolas Judiciais às magistradas e Magistrados aposentados. Com os dados, a Comissão levará propostas concretas para que a Anamatra possa atuar na esfera competente objetivando dar efetividade à tese aprovada”. explicou Medeiros.
A temática em discussão é tema de tese aprovada no 19º Congresso Nacional de Magistrados do Trabalho (Conamat), realizado em 2018, em Belo Horizonte. A proposta, de autoria da diretora de Aposentados da entidade, aponta, entre outros, argumentos como a valorização desse segmento da Magistratura, a necessidade de fixação de critérios objetivos para a inclusão nos cursos e a prioridade para os que atuam na docência da própria escola, bem como no trabalho voluntário.
Também participaram da reunião os seguintes membros da Comissão, magistradas e magistrados aposentados: Rosemary Marsini (1ª Região/RJ), Luiz Ronan Koury (3ª Região/MG) e Maria Francisca dos Santos Lacerda (17ª Região/ES). A juíza Heloísa Marques (10ª Região/DF e TO) também marcou presença no início do encontro e justificou sua impossibilidade de permanecer