Magistradas e magistrados avaliam ações do Programa em 2021
O diretor de Cidadania a Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), André Dorster, reuniu-se, nessa terça (13/12), de forma telepresencial, com magistradas e magistrados coordenadores regionais do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A diretora de Aposentados da Anamatra, Benimar Medeiros, também participou do encontro.
Na reunião, foram feitos relatos pelas magistradas e magistrados da Comissão sobre a experiência com o Programa nas regiões, desafios e expectativas para o ano de 2022.
Os coordenadores também ampliação da divulgação do Programa nacionalmente, incluindo a elaboração de vídeos e divulgação de posts nas redes sociais da Anamatra. Entre as iniciativas nesse sentido estiveram a atualização do vídeo institucional da Anamatra e de folder informativo para divulgação no 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). O evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril, em Porto de Galinhas (PE).
Sobre o TJC - O Programa TJC é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) que já beneficiou mais de 150 mil pessoas, envolvendo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Resultado da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça, o Programa também busca promover a aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo o diálogo dos magistrados e magistradas com professores e alunos para assim alcançar o meio social em que vivem.
Entre os materiais didáticos utilizados pelo Programa TJC está a Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos que, elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. (Clique aqui e confira).