Diretora de Comunicação da Anamatra e presidente da Amatra 12 (SC), Patrícia Sant’Anna, participou da cerimônia
A diretora de Comunicação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e presidente da Amatra 12 (SC), Patrícia Sant’Anna, participou, nessa segunda (13/12), da sessão especial que celebrou os 40 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT 12). A cerimônia foi conduzida pelo novo presidente do Regional, o desembargador José Ernesto Manzi, e contou com a participação presencial e a distância de diversas autoridades.
Em sua fala, a diretora da Anamatra afirmou que o TRT 12 comemora 40 anos de muita glória, honra e muitos momentos importantes. Para a magistrada, o Tribunal tem como principais características o acolhimento, a eficiência e a excelência. “Ano a ano, vamos mostrando à sociedade santa catarinense que somos, sim, magistradas e magistrados comprometidos e, sem dúvida nenhuma, de excelência”, enfatizou a juíza, que colocou a Anamatra e a Amatra 12 à disposição para contribuir com o que for necessário.
Sobre o TRT 12 - Fundado em 1981, no Centro de Florianópolis, o Tribunal liderou a transição para a digitalização de processos e hoje é reconhecido pela excelência e produtividade, com destaque para as ações de prevenção e conciliação.
Seu presidente foi José Fernandes Rufino, juiz togado mais antigo do estado. O TRT 12 contava inicialmente 173 servidores e era composto por oito magistrados, seis togados e dois classistas temporários. Em sua primeira composição, o colegiado já contava com uma magistrada, a juíza Ione Ramos, algo incomum à época.
Em 2020 e 2021, as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 exigiram uma completa reorganização do fluxo de trabalho de 2 mil servidores e magistrados, assim como a adaptação de audiências transmitidas por vídeo, garantindo a continuidade do atendimento à população. O esforço foi reconhecido pela premiação consecutiva do Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade, indicando que o Tribunal, há 40 anos pequeno, cresceu e tornou-se referência nacional.