Evento e 2º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação seguem até esta quinta
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nesta segunda (25/10), da abertura do 5º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (ENAJUN). O evento telepresencial segue até esta quarta (28/10), juntamente com o 2º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (FONAJURD). A iniciativa é da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).
Com o objetivo de refletir sobre as desigualdades e vulnerabilidades presentes no país, os eventos reúnem diferentes especialistas e referências na defesa dos direitos humanos para, junto com a Magistratura negra do Brasil, autoridades do sistema de Justiça e a sociedade, refletir e aprofundar o debate de temas como igualdade racial, segurança pública, questões ambientais, saúde mental e resistência.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux. “É pacífico que a Constituição de 1988 impõe que o nosso país construa uma sociedade emancipada e justa, portanto, é objetivo da República Federativa do Brasil a consolidação de uma nação igualitária, livre de preconceitos e de discriminações raciais. A despeito desse expresso mandamento constitucional, infelizmente ainda vivenciamos um quadro de racismo estrutural no Brasil”, apontou.
O ministro também aproveitou a ocasião para entregar à conferencista de abertura, a presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e primeira mulher a ocupar o cargo da Corte desde sua criação em 1979, juíza Elizabeth Odio Benito, o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021, lançado pelo CNJ no último dia 19 de outubro. O objetivo da publicação, resultado de grupo de trabalho com a participação de representantes da Anamatra, é capacitar e orientar a Magistratura para a realização de julgamentos, por meio do estabelecimento de diretrizes que traduzam um novo posicionamento da Justiça, com maior equidade entre homens e mulheres.
O evento está sendo transmitido pelo canal da Ajuris: