Reestruturação da Justiça do Trabalho é tema de reunião do Conselho de Representantes

Encontro, em caráter extraordinário, foi realizado de forma híbrida

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta quarta (26/5), a primeira reunião do Conselho de Representantes da Anamatra no biênio 2021/2023. O encontro, realizado de forma híbrida e em caráter extraordinário, contou com a participação de magistradas e magistrados, diretamente da sede da Associação, em Brasília, e também por videoconferência, atendendo aos protocolos de saúde e segurança do período de pandemia (uso de máscaras e distanciamento). A pauta do encontro foi conduzida pelo presidente Luiz Colussi.

Na reunião, deu-se continuidade à discussão e análise aprofundadas0 das sugestões envidas pelas Amatras para serem incorporadas à proposta de reestruturação da Justiça do Trabalho, que será objeto de ato normativo a ser editado em breve pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Desde a última semana, as associações regionais tem colaborado com propostas de acréscimos, alterações e supressões ao texto, tendo como objetivo a construção de uma proposta que será enviada em nome da Anamatra CSJT já nos próximos dias, atendendo ao prazo final (4/6) estabelecido pelo órgão. A análise prévia das sugestões foi realizada por uma comissão especial estabelecida no âmbito do CR para tratar o tema.

Após amplo debate e apresentação de diversas contribuições às propostas encaminhadas, o CR aprovou o teor do documento, que têm como objetivo central possibilitar a melhoria da estrutura de trabalho na Justiça do Trabalho, além de combater toda e qualquer previsão que resulte em decréscimo de estrutura.

Antes de ser enviado ao CSJT, a Diretoria vai preparar o texto de encaminhamento, com a fundamentação de cada proposta ou sugestão. Para o presidente Luiz Colussi, a reunião foi extremamente satisfatória, na medida em que demonstrou o compromisso dos conselheiros com as(os) associadas(os), ao demandarem tamanha dedicação ao tema. “Foi importante chegar a estes consensos, pois, a partir deles, teremos os elementos de convicção que nortearão o trabalho político da Anamatra em torno da reestruturação da Justiça do Trabalho”.