Documento ressalta desafios para a paridade de gênero na representação política
O Grupo de Trabalho Mulheres na Política criado no âmbito do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou, nesta segunda (8/3), Dia Internacional da Mulher, o manifesto “Por mais mulheres na política”. A presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Noemia Porto, entidade que integra o MCCE, está entre os membros do grupo.
O documento aborda temas como o fundo partidário e a necessária paridade de gênero na representação política, como garantia constitucional e de ampliação da voz das mulheres em grupos historicamente silenciados. O manifesto é um convite à “elaboração de estratégias para fomento e defesa da participação mais ativa e equânime das mulheres, em todos os seus grupos e identidades, nos espaços políticos e de liderança”.
Clique aqui e confira a íntegra do manifesto.
Sobre o MCCE - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é uma rede constituída por diversas entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas que tem como objetivo combater a corrupção eleitoral, bem como realizar um trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre a busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
O Comitê Nacional do MCCE, sediado em Brasília, é composto por mais de 60 entidades nacionais e é representado pela Secretaria Executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Também integram o MCCE os comitês estaduais, municipais e locais difundidos por todas as regiões do país, constituídos, de forma voluntária, por representantes da sociedade civil, pastorais, sindicatos, associações, entre outros grupos organizados e entidades da rede MCCE.