CNJ: prêmio “Conciliar é Legal” reconhece prática de instrução de mediadores do TRT 24 (MS)

Gilmar Ferreira/CNJ e Ascom/AMB


TRTs 14 (RO e AC) e 21 (RN) também foram destaque no eixo produtividade

A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noemia Garcia Porto, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Marco Freitas, participaram, nesta terça (9/2), da 324ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A sessão, a primeira do ano de 2021, marcou a entrega do Prêmio Conciliar É Legal, que reconhece as práticas de sucesso de conciliação pelos tribunais de todo o país, estimulando a criatividade e disseminando a cultura.  Entre os premiados da edição o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (MS), com o projeto "Jovens Mediadores".

Iniciativa vencedora no eixo “Boas Práticas”, o projeto do TRT tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes de Direito na condição de potenciais advogados, por meio da aprendizagem de técnicas que lhes permitam atuar positivamente na gestão dos conflitos em sua vida profissional e pessoal, diminuindo a judicialização dos conflitos.

Para a juíza Déa Brandão Cubel Yule, coordenadora do Projeto Jovem Mediadores e do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do 1º Grau do TRT/MS, uma das instrutoras do curso, o projeto é significativo, porque estimula os jovens a refletirem sobre a cultura da conciliação e auto-gestão dos conflitos. “O projeto empodera os estudantes a serem pacificadores e transforma a cultura litigiosa para a pacificação e a comunicação não violenta", comemora a magistrada, que recebeu a premiação, no CNJ, juntamente com o juiz Bóris Luiz Cardozo de Souza, também instrutor do Projeto.

O presidente do TRT/MS, desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior,  que participou da cerimônia de forma telepresencial, parabenizou a vitória. "É um reconhecimento do trabalho primoroso que vem sendo desempenhado pelos juízes Déa e Boris, mas também é uma grande conquista para o nosso tribunal que, apesar de ser um dos menores TRTs do país, vem se despontando em âmbito nacional pela realização de boas práticas", comemorou Amaury.

Também foi premiado, no eixo “Boas Práticas – produtividade”, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO e AC). O resultado tem como base dados que comprovaram a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos, tendo como marco temporal os 12 meses que precedem a Semana da Conciliação. No mesmo eixo, recebeu menção honrosa o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN) em virtude do desempenho durante a 15ª Semana Nacional da Conciliação, realizada entre novembro e dezembro do ano passado.

A sessão marcou ainda, além da premiação e da apreciação dos processos constantes da pauta, o lançamento do manual de Gestão Documental e de Gestão da Memória do Poder Judiciário e da nova página virtual do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname); bem como homenagem ao conselheiro Henrique de Almeida Ávila, pelo encerramento do mandato no Conselho.

 

 

 

*Com informações do TRT 24

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra