Desembargador Daniel Viana Júnior é o novo presidente do Regional
O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, prestigiou, nesta sexta (5/2), a solenidade de posse da nova administração do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiás) para o biênio 2021/2023.
Tomaram posse para os cargos de presidente e vice-presidente do TRT 18, respectivamente, os desembargadores os desembargadores Daniel Viana Júnior e Geraldo Rodrigues do Nascimento. Também foi empossada a nova diretora da Escola Judicial, desembargadora Iara Rios, o ouvidor do TRT, desembargador Platon Teixeira Filho, e o vice-ouvidor, desembargador Eugênio Cesário Rosa. A Comissão de Vitaliciamento do Tribunal passa a ser composta pelos desembargadores Eugênio Cesário Rosa, Iara Teixeira Rios e Silene Aparecida Coelho.
Em discurso emocionado, o desembargador Paulo Pimenta, presidente na gestão anterior, destacou a importância de toda a sua equipe para enfrentar os inúmeros desafios dos últimos dois anos, maximizados pela pandemia da Covid-19, que não impediu o Tribunal de entregar um serviço jurisdicional de altíssima qualidade. Para Pimenta, esta crise sanitária escancarou a importância da Justiça do Trabalho. “Em momentos críticos, a responsabilidade de fazer frente aos anseios sociais é do Estado. Justamente neste contexto, o Poder Público, que tem que trabalhar mais que o habitual, precisa ser mais forte e valorizado”, enfatizou.
A presidente da Amatra 18, Ceumara de Souza Freitas, classificou a gestão ora findada como democrática, dialética e acessível, o que se mostrou fundamental para o sucesso do Tribunal, que ganhou o Selo Diamante do CNJ, além de se destacar como o tribunal com menor prazo médio entre o ajuizamento da ação e a prolação da sentença. “Houve espaço de fala, escuta ativa e contato direto. Com efeito, o acesso das magistradas e magistrados ao Desembargador Pimenta nunca precisou de pontes ou interlocutores”, apontou.
O vice-presidente Luiz Colussi destaca o excelente trabalho desenvolvido pela gestão presidida pelo desembargador Paulo Pimenta no último biênio, com atuação marcada pela defesa e valorização da Justiça do Trabalho e pelo diálogo institucional junto à Anamatra, Tribunais e comunidade. O magistrado também desejou êxito à nova administração do Regional. “Diante do atual cenário vivido pela Justiça do Trabalho, se mostra imprescindível que as novas lideranças continuem trabalhando pelo fortalecimento da Justiça trabalhista e pelo aperfeiçoamento do TRT 18. Não há dúvidas de que o desembargador Daniel Viana Júnior e sua equipe estão preparados para estes desafios”.
No seu discurso de posse, desembargador Daniel Viana Júnior rememorou a extensa trajetória na Justiça do Trabalho até o presente momento, registrando a gratidão aos colegas, amigos e familiares. O magistrado fez questão de garantir afinco e dedicação no exercício de sua nova função. “Comprometo-me a ser o executor das decisões dessa corte e de fazer o meu melhor para que a Justiça do Trabalho de Goiás cumpra, com celeridade e eficiência, a sua missão constitucional”.
Sobre o novo presidente - Daniel Viana Júnior é desembargador do Trabalho no TRT18 desde 2010. Natural de Goiânia (GO), ele foi auxiliar judiciário no TRT10 (DF/TO) entre 1982 a 1984 e oficial de Justiça Avaliador no mesmo Regional, de 1984 a 1989. Entre 1989 e 1992, atuou como juiz do Trabalho no TRT5 (BA).
O magistrado exerceu o cargo de vice-presidente da Amatra 18, nos biênios 1995/1997, 1997/1999 e 2009/2011 e presidiu a Associação no biênio 1999/2001, além de exercer o cargo de Conselheiro Fiscal da entidade no biênio 2017/2019. Viana Júnior também foi membro do Conselheiro Fiscal da Anamatra entre 2003 e 2005.
Comendador e Conselheiro da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho e agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Goiás, o desembargador foi o vice-presidente e corregedor do TRT 18 no último biênio.
*Com informações do TRT 18.