Noemia Porto participa do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário que vai definir metas de atuação da Justiça em 2021
A presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, Noemia Porto participou da abertura do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ, nesta quinta-feira (26/11). Durante o evento, presidentes dos 91 tribunais brasileiros vão definir, por videoconferência, as metas nacionais e específicas que deverão pautar a Justiça em 2021. Para a presidente da Anamatra, a Justiça do Trabalho tem se adaptado rapidamente aos desafios da atuação em tempos de pandemia. ´´O Poder Judiciário Trabalhista, mesmo com todos os desafios, especialmente quanto às audiências telepresenciais, tem se reinventado cotidianamente para seguir atendendo às demandas por justiça. Importante que para 2021 seja considerada a nova realidade, e diversas imprevisibilidades, na definição de planejamentos e de metas”, comentou.
Durante a abertura o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux lembrou das prioridades de sua gestão: a tutela das minorias vulneráveis, a defesa dos direitos humanos, o combate à corrupção e a modernização tecnológica da Justiça. Para o ministro, o objetivo é projetar o conjunto de predicados que se espera de cada juiz para promover a legitimidade popular, de confiança legítima do povo, de ética e de moralidade da instituição do Poder Judiciário. “Tenho certeza de que, nesse mar tormentoso, na grande nau que representa o Judiciário brasileiro, pelo empenho, pelo trabalho e pelo zelo dos nossos juízes – porque conheço a magistratura e o quanto são dedicados os juízes – estamos muito mais perto do porto do que do naufrágio”, disse o ministro.
A corregedora nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura, ressaltou a importância do planejamento. “O encontro foi concebido há mais de uma década para ser grande fórum de discussões de aprimoramento de gestão do Poder Judiciário. Embora realizado à distância, trata-se de evento extremamente relevante. Afinal, marca o fim da estratégia válida no período entre 2015 e 2020 e inaugura discussões relativas à nova estratégia do Poder Judiciário, estabelecida pela recente Resolução n. 325”, observou.
O Encontro será retomado nesta sexta-feira (27/11) com transmissão pelo YouTube.