Vencedores do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2020 são revelados em cerimônia telepresencial

9ª edição do Prêmio distribuiu um total de R$ 60 mil nas categorias Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)

Foram revelados, nesta sexta (30/10), os vencedores do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2020. Observando as regras de distanciamento social do período da pandemia, o evento contou com a participação telepresencial dos membros do júri qualificado e dos finalistas e indicados à menção honrosa. A presidente da Anamatra, Noemia Porto, e o diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino, conduziram a cerimônia diretamente da sede da entidade, em Brasília (DF).

Ao abrir o evento, Noemia Porto ressaltou a importância e pertinência do Prêmio, integrante das atividades permanentes da entidade, em especial no período de pandemia, como forma de visibilizar iniciativas que interferem na realidade e promovem a materialização dos direitos humanos no mundo do trabalho. “À crise sanitária, somaram-se as crises sociais e políticas, e estamos chegando à beira de uma crise humanitária. A sensação de imprevisibilidade, o sentimento de perda, a insegurança do imponderável e as altas exigências pessoais e coletivas de resiliência e adaptação são apenas alguns dos marcos desse tempo”, apontou.

Ao anunciar o vídeo que revelou os vencedores, o diretor de Cidadania da Anamatra, Marcus Barberino, afirmou que a iniciativa da entidade busca dar visibilidade à cidadania ativa dos brasileiros, à ação cidadã dos próprios magistrados do Trabalho e, principalmente, à atividade profissional dos jornalistas brasileiros. “Viver é fazer, mas viver também é se emocionar, é enxergar e refletir. E só é possível fazer isso através da narrativa da imprensa independente e dos jornalistas críticos”. O vice-presidente, Luiz Colussi, também destacou o significado dos trabalhos, na medida em que se apresentam como ações concretas em nome da democracia e valorizando o Estado Democrático de Direito. “A diretoria de Direitos Humanos tem como papel fundamental levar a voz da Anamatra, que luta pela igualdade social e os direitos sociais a todos os rincões do nosso país”.

A cerimônia também contou com a participação de integrantes do júri qualificado do prêmio, entre eles o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Lelio Bentes que ressaltou a qualidade dos trabalhos inscritos para o Prêmio. “Foram trabalhos profundos, profissionais, e que nos enriquecem enquanto magistrados, mas, sobretudo, enquanto cidadãos. É um prazer e um orgulho, em tempos tão difíceis para a humanidade e, particularmente, para o nosso país, encontrar profissionais na imprensa preocupados em trazer à tona e mostrar à sociedade as mazelas, que muitas vezes estão longe das vistas da maioria”. Também membro do júri, a jornalista Cynara Menezes destacou a importância do Prêmio em especial os jornalistas. “Os direitos trabalhistas têm estado sob ataque contínuo. É uma honra participar desse prêmio e ver colegas mostrando a realidade de precarização do trabalho”.  O júri contou ainda com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin.

Representado a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a ministra Delaide Arantes parabenizou Anamatra pela iniciativa e lembrou que já atuou como jurada em edição anterior do Prêmio. A ministra também saudou os trabalhos finalistas, que tratam da defesa dos direitos humanos, neste momento tão difícil para o Brasil, que, além da pandemia, enfrenta uma grave crise política, social e educacional. “A cada dia, os direitos humanos se tornam mais importantes e essenciais em nossas vidas”, disse.

O diretor jurídico do Grupo Ipiranga, patrocinador do Prêmio, ressaltou o grande sucesso da parceria entre a Anamatra e a empresa, para a realização de uma iniciativa tão importante e relevante para a sociedade brasileira. “Cada vez mais, a importância dos direitos humanos fica mais elevada e se mostra necessário pensarmos nisso no nosso dia a dia, especialmente na relação com nossos trabalhadores”.

A cerimônia foi encerrada com palavras de agradecimentos dos vencedores desta edição, entre eles o Movimento República de Emaús, a Escola Municipal Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno e os jornalistas Nayara Felizardo (The Intercept Brasil), Fábio Motta (O Globo), Leno Falk (Agência Rádio Web) e Pablo Guelli (CineBrasil TV). Também foram concedidas menções honrosas aos jornalistas Paula Rodrigues (Portal UOL), Hebert Araújo (CBN João Pessoa) e Marcelo Magalhães (TV Record).

Confira abaixo a íntegra da transmissão: