"Judiciário é a salvação da nossa pauta", avalia primeira deputada trans

Divulgação

Deputada Robeyoncé Lima: "O Judiciário é a salvação da nossa pauta".

Deputada Robeyoncé Lima, de Pernambuco, participa do 20º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) para debater Gênero, Identidade e Diversidade.  

Tema dos mais relevantes, o debate sobre Gênero, Identidade e Diversidade no Poder Judiciário leva ao Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (20º Conamat) a primeira deputada trans eleita no Brasil – Robeyoncé Lima. Nascida e criada na comunidade do Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife, a deputada também é a primeira advogada trans inscrita na OAB/PE. Militante nas pautas LGBT, negra e feminista exerce um mandato inovador na Assembleia Legislativa de Pernambuco, dividindo a bancada com quatro parlamentares, mulheres que adotam uma referência feminista com o propósito de provocar a sociedade a refletir sobre a baixa presença de mulheres nos espaços políticos.

A deputada tem um discurso firme pela equidade nas relações de trabalho e pretende levar experiências e relatos ao Conamat. “Ainda há uma disparidade no mercado de trabalho em termos de acesso. E isso eu digo em relação à desigualdade de acesso tanto em questões raciais quanto de gênero, principalmente. Mesmo que as mulheres tenham um grau de instrução, na média e estatisticamente falando, maior que muitos homens, o mercado ainda não está tão aberto. Muito em razão de uma sociedade machista, misógina e patriarcal”, aponta Robeyoncé Lima.

“O Judiciário é a salvação da nossa pauta. Além do reconhecimento da união estável, a simplificação de mudança de nome sem necessidade de processo judicial, a criminalização da homofobia, temos também sentenças trabalhistas que reconhecem nossos direitos. Tudo vem do Judiciário. Isso muito porque, em relação ao Congresso Nacional hoje, não podemos contar muito com avanços na temática sobre diversidade e gênero. Como discutir essas questões num ambiente em que 85% das cadeiras são ocupadas por homens? A pauta da equidade, a pauta LGBT fica muito mais restrita pelo próprio quantitativo”, avalia Robeyoncé Lima.

 

Inscrições - As inscrições para o 20º Conamat seguem abertas até o dia 15 de abril e devem ser feitas no site do evento: www.anamatra.org.br/conamat até o dia 15 de abril. Na página, os participantes também poderão acessar ao regulamento, subtemas para envios de teses, programação, palestrantes, entre outras informações.

Envio de teses – Fique atento ao período do envio de teses: até 11 de março. Nesta edição, os subtemas para orientação das teses são os seguintes:

1- O trabalho e as novas tecnologias,

2- O trabalho da Magistratura;

3- Justiça do Trabalho de hoje e de amanhã.

A inscrição de teses poderá ser feita pelas Amatras, pelos juízes do Trabalho associados à Anamatra, por comissões da entidade e por instituições da sociedade civil. Nesse último caso, serão aceitas teses apenas sobre os temas constantes das comissões 1 e 3.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra