Magistrados serão contemplados com a isenção da taxa de inscrição para o 20º Conamat
Foram abertos, nesta segunda (2/3), na sede da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), os envelopes com os nomes dos magistrados vencedores do 1º Concurso Literário da Anamatra. A abertura foi feita pela presidente da entidade, Noemia Porto, na presença do vice-presidente da Associação, Luiz Colussi, do diretor de Cidadania e Direitos Humanos da entidade, Marcus Barberino, e de outros magistrados integrantes da comissão responsável pela organização da 3ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, que estiveram reunidos na sede da Associação.
Na categoria “conto”, o premiado foi o juiz Vanilson Rodrigues Fernandes (Amatra 8/PA e AP), com o texto “Usina”. “Rainha do Sabá do Carnaval” foi o trabalho escolhido na categoria “crônica”, de autoria do juiz Francisco Antonio Romanelli (Amatra 3/MG). Já na categoria “poesia”, o texto premiado foi o do desembargador José Eduardo de Resende Chaves Júnior, também da Amatra 3, e tem como título “Data-driven Poetry”.
Os três vencedores serão contemplados com a isenção da taxa de inscrição para o 20º Congresso Nacional dos Magistrados(as) da Justiça do Trabalho (Conamat). O evento será realizado de 29 de abril a 02 de maio, em Porto de Galinhas (PE). No Congresso, os magistrados também receberão uma placa de reconhecimento pelo trabalho premiado.
Os textos premiados serão publicados em obra eletrônica, a ser divulgada pela Anamatra em seu portal e em outros canais de comunicação. A publicação também contará com outros 30 textos (clique aqui e confira) selecionados pela comissão responsável pela avaliação do material recebido.
Ao todo, a Anamatra recebeu 26 contos, 19 crônicas e 25 poesias – textos produzidos a partir da proposta de incentivar a atividade literária entre os(as) associados(as) e divulgar o material.
“Essa primeira iniciativa da Anamatra de um concurso literário superou todas as expectativas, tanto pelo número de participantes, quanto pela qualidade dos trabalhos que foram apresentados. A ideia agora é dar ampla visibilidade aos textos das magistradas e dos magistrados. Certamente, essa será uma iniciativa que terá continuidade no âmbito da entidade nacional”, ressalta Noemia Porto.
Avaliação dos textos – A avaliação dos textos recebidos ocorreu na sede da Anamatra, no dia 17 de fevereiro. Na ocasião, estiveram presentes a presidente da Anamatra, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, a doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo Lucília de Almeida Neves Delgado, e o desembargador Gustavo Tadeu Alkmim, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ).