Anamatra participou do encontro, na sede da ANPT
Nessa segunda (4/11), representantes dos aposentados das entidades da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas) reuniram-se, na sede da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). O diretor de Aposentados da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), José Aparecido dos Santos, representou a entidade no encontro.
Um dos principais temas reunião foi o desdobramento da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, relativa à reforma da Previdência, no cenário das providências judiciais a serem adotadas no âmbito da Frentas.
Outro tema do encontro foram as resoluções que regulamentaram o programa de assistência à saúde suplementar para magistrados, membros do Ministério Público e servidores, aprovadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional dos Membros do Ministério Público (CNMP).
O cenário remuneratório para as carreiras também foi discutido no encontro, que abordou questões como o reajuste dos subsídios e as perspectivas para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/2013, que restabelece o adicional por tempo de serviço.
Para José Aparecido, a reunião foi importante, no cenário de discutir encaminhamentos para em temas recentes e que atingem os juízes aposentados. “Além disso, discutimos a atuação dos dirigentes da Frentas na defesa de igual tratamento ente ativos e inativos no seio das associações. A Frentas Aposentados passa a acompanhar também as ações judiciais e os projetos de lei que envolvem interesses dos aposentados e dos idosos”, informa o dirigente.