Anamatra participa do Seminário das Altas Cortes do Brics

Evento reúne os presidentes e vice-presidentes das Altas Cortes da África do Sul, China e Rússia

 

O vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, e o juiz Felipe Calvet, da Comissão Legislativa da entidade, prestigiaram, nesta quinta (24/10), a abertura do Seminário das Altas Cortes do Brics, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). O evento tem como tema “Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial: boas práticas, oportunidades e desafios para o Judiciário”. Também estiveram presentes na solenidade os presidentes e vice-presidentes das Altas Cortes da África do Sul, China e Rússia.

O Seminário terá sequência nesta sexta (25), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na conferência inaugural, o ministro presidente do STF, Dias Toffoli abordará a tecnologia da informação e inteligência artificial no âmbito do Judiciário brasileiro, apresentando as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo Supremo Tribunal Federal para dar transparência e celeridade aos julgamentos e que têm atraído a atenção de outros países.

Em seguida, o primeiro Vice-Presidente da Corte Suprema da Federação Russa, Pyotr Serkov, o juiz da Corte Constitucional da Federação Russa, Wladimir Yaroslavtsev, e diretor do Departamento de Tecnologia da Informação da Suprema Corte da Federação Russa, Sergey Kryukov, comporão o painel de debates acerca do tema “Uso da tecnologia da informação no Judiciário da Rússia e programas em desenvolvimento: ferramentas atuais, recurso às videoconferências e lançamento do portal “e-justice”.

O Uso e desenvolvimento de ferramentas de tecnologia da informação no Poder Judiciário da China será o assunto do painel composto pelos representantes da Corte Suprema do Povo da China, Pei Xianding e Xu Jianfeng.

Já na parte final do evento, o chefe do Poder Judiciário da África do Sul e Presidente do Tribunal Constitucional, Mogoeng Mogoeng, o presidente da Suprema Corte de Apelação da África do Sul, Mandisa Maya, e o magistrado e presidente do Comitê de TI da Suprema Corte de Apelação da África do Sul, Dunstan Mlambo, falaram dos desafios e soluções em tecnologia de informação e de comunicações no Judiciário da África do Sul.

Sobre o Brics – A coordenação entre Brasil, Rússia, Índia e China (BRIC) iniciou-se de maneira informal em 2006, com reunião de trabalho entre os chanceleres dos quatro países à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde então, o acrônimo, criado alguns anos antes pelo mercado financeiro, não mais se limitou a identificar quatro economias emergentes. O BRIC passou a constituir mecanismo de cooperação em áreas que tenham o potencial de gerar resultados concretos aos brasileiros e aos povos dos demais membros.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra