Dirigentes da Associação também acompanham a 293ª Sessão Ordinária do CNJ
A presidente da Anamatra, Noemia, Porto, acompanhada dos diretores de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos e de Assuntos Legislativos, respectivamente, Marco Freitas e Viviane Leite, prestigiaram, nesta terça (25/6), a solenidade de recondução da procuradora Maria Tereza Uilli Gomes ao cargo de conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento precedeu a 293ª Sessão Ordinária do CNJ.
Este será o segundo mandato da conselheira no CNJ. Ex-procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Uille ingressou na instituição em 1987. É doutora em sociologia pela Universidade Federal do Paraná e autora do livro “Direito Humano à Educação e Políticas Públicas”. Foi a primeira mulher eleita presidente da Associação do Ministério Público do Paraná e a primeira mulher eleita Procuradora-Geral de Justiça no estado. Também foi secretária de Justiça do Paraná e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Para Noemia Porto, trata-se de uma liderança feminina de destaque dentro do sistema de Justiça, sempre atuante em questões ligadas à melhoria da prestação jurisdicional e à valorização da Magistratura. No ano passado, Uille participou de reuniões do Conselho de Representantes e da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), ocasiões em que fez sugestões no sentido da elaboração de anteprojeto de lei com um novo marco para a política remuneratória da Magistratura brasileira. A conselheira, ainda, tem atuação destacada no que diz respeito aos objetivos contidos na Agenda 2030 da ONU, com preocupação centrada no incremento dos direitos de cidadania.
.