Mulheres no Sistema de Justiça: seminário debate trajetórias e desafios para a igualdade de gênero no Judiciário

Créditos: Ascom Ajufe/André Coelho

Evento é realizado em parceria pela Ajufe, Anamatra e AMB

Magistradas do Trabalho participam, até esta terça (2/4), do III Seminário Mulheres no sistema de Justiça: Trajetórias e Desafios, no auditório do Conselho da Justiça Federal em Brasília/DF. O evento, que começou ontem (1º/4), é uma realização da Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O seminário tem como objetivo fortalecer a rede de lideranças femininas no Sistema de justiça e o aprofundamento teórico em questões de gênero. O evento é voltado às magistradas, advogadas, membros do Ministério Público e especialistas, para o debate de temas relacionados com a igualdade e representatividade de gênero e raça no Sistema de Justiça, além da divulgação de pesquisas e discussões atuais sobre a igualdade no Poder Judiciário.


A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra foi uma das painelistas do evento no dia de hoje, debatendo o tema “Representatividade de gênero no Poder Judiciário: apresentação de pesquisas e debates”, juntamente com a professora adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, Fabiana Luci de Oliveira, a juíza federal e secretária-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Simone Lemos Fernandes, a juíza de direito (AMAERJ/AMB), Márcia Hollanda, e a juíza federal e coordenadora da Comissão Ajufe Mulheres, Gabriela Azevedo Campos Sales.

Para a juíza do Trabalho Patrícia Maeda, que também representou a Anamatra no Seminário coordenando o grupo de trabalho que discutiu o tema “Recorte de gênero nas situações de assédio nas relações de trabalho”, a participação da entidade no evento é fruto do reconhecimento da necessidade de se discutir a representatividade feminina no Poder Judiciário. “Além disso, o evento traz como pauta a correlação entre gênero e atividade jurisdicional, abordando temas como direitos sociais e violências, sob o recorte de gênero. É uma importante oportunidade para a reflexão sobre questões que podem ficar inviabilizadas, se não houver um olhar mais humanista sobre as relações sociais’, disse.

Anamatra Mulheres – A iniciativa da Anamatra com o Seminário é resultado do trabalho da Comissão Anamatra Mulheres, constituída por deliberação da Assembleia Geral do 19º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). Um dos objetivos da Comissão é realizar uma pesquisa científica para avaliar a influência da questão de gênero em promoções para juízes titulares, desembargadores e também na ocupação dos cargos de administração dos tribunais.

A entidade também integra, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), grupo de trabalho criado para elaboração de estudos, análise de cenários, eventos de capacitação e diálogo com os tribunais sobre o cumprimento da Resolução CNJ 255/2018. O ato normativo instituiu a política nacional de incentivo à participação institucional feminina no Poder Judiciário.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra