O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, acompanhado da vice-presidente Noemia Porto e do diretor de Assuntos Legislativos da Associação, Paulo da Cunha Boal, estiveram reunidos com o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, para tratar de temas diversos, de interesses da Anamatra, da Magistratura nacional e da Justiça do Trabalho. Entre esses temas, abordaram-se os seguintes:
(a) - anteprojeto de lei sobre competências para litígios relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
(b) - preservação e fortalecimento da Justiça do Trabalho;
(c) - orçamento da Justiça do Trabalho para 2019;
(d) - Reforma Trabalhista;
(e) - política nacional de combate ao trabalho escravo contemporâneo.
Sobre esse derradeiro tema, o ministro Caio Vieira de Mello repetiu, à altura, expressão por ele já utilizada em várias outras ocasiões: “ Trabalho é vida e liberdade”. A partir dessa diretriz, pretenderá propor inovações nas atuais estratégias de atuação do Ministério.
Para o presidente da Anamatra, “ a reaproximação com o Ministério do Trabalho é fundamental para que as agendas do trabalho decente e da valorização da Magistratura do Trabalho caminhem juntas, articuladas e correlacionadas, para que o resultado final dessa sinergia ofereça, à sociedade brasileira, um importante ganho de cidadania nos próximos anos”.
Sobre o Ministro:
O desembargador aposentado Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello assumiu o Ministério do Trabalho em julho deste ano. Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Vieira de Mello é desembargador aposentado desde 2012 e foi vice-presidente judicial do TRT-3, no biênio 2008 e 2009. É associado da Anamatra desde 2001.