É a primeira vez que um magistrado do TRT da 12ª Região (SC) é indicado
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, saudou a escolha do desembargador Alexandre Ramos, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12/SC), para ocupar vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Escolhido pelo presidente Michel Temer, nesta quarta-feira (20/12), entre os nomes apresentados pelo TST em lista tríplice, o magistrado deve ocupar a vaga reservada a juízes de carreira da magistratura trabalhista, em decorrência da aposentadoria do ministro aposentado João Oreste Dalazen.
O despacho com a indicação, que será ainda apreciada pelo Senado Federal em momento oportuno, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta. O desembargador recebeu os votos de 25 dos 26 ministros do TST para compor a listra tríplice. Esta é a primeira vez que Santa Catarina tem a chance de contar com um ministro na mais alta corte da Justiça do Trabalho no país.
Também compunham a lista tríplice os desembargadores Samuel Hugo Lima do TRT15 (Campinas e Região), atual corregedor Regional, e Sergio Torres Teixeira do TRT6 (Pernambuco).
Sobre o desembargador - Gaúcho de Porto Alegre, Alexandre Ramos tem 48 anos e começou na Justiça do Trabalho como servidor, em 1988. Cinco anos depois, passou no concurso para juiz da 12ª Região, atuando como substituto até 1998, ano em que foi promovido a titular. Nomeado desembargador em 2016, Alexandre Ramos também esteve envolvido em duas importantes atividades institucionais no TRT12.
Nos anos de 2012 e 2013, foi um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro e, nos dois anos seguintes, além de ser o juiz gestor estratégico e de metas do TRT-SC, passou a coordenar o Comitê Gestor Estratégico Nacional da Justiça do Trabalho, com assento também no comitê sobre o mesmo tema no Conselho Nacional de Justiça.