Eleições diretas para os cargos diretivos são uma das bandeiras da Anamatra
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) elegeu, nesta sexta-feira (6/10), os integrantes da Administração para o Biênio 2018/2019. A desembargadora Vania Cunha Mattos foi eleita a próxima presidente da Instituição. A vice-presidência ficará a cargo do desembargador Ricardo Carvalho Fraga.
Os futuros corregedor e vice-corregedor serão os desembargadores Marçal Henri dos Santos Figueiredo e Marcelo Gonçalves de Oliveira. Os postos de diretor e vice da Escola Judicial do TRT ficarão a cargo dos desembargadores Carmen Izabel Centena Gonzalez e Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa.
Os eleitos para os cargos de presidente, vice e direção da Escola foram os mais votados na consulta feita aos juízes de 1º grau no mês de setembro. Essa foi a terceira vez que todos os magistrados do Trabalho tiveram participação no processo eleitoral desenvolvido na 4ª Região, medida que se tornou possível a partir de proposta formulada pela Amatra 4 (RS) no ano de 2013. Apenas as funções de corregedor e vice-corregedor não são contempladas nesse levantamento prévio.
“Estou convencido que o procedimento que adotamos no Rio Grande do Sul ainda é o mais seguro e eficaz para os avanços que pretendemos, esterilizando possibilidades de anulação. Agradeço a todos os presidentes de gestões anteriores da Amatra 4 (RS, que contribuíram para essa conquista que agora se consolida”, ressaltou o presidente da Amatra 4 (RS), Rodrigo Trindade.
O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, também ressaltou a importância da decisão, que vai ao encontro da posição da entidade de um modelo teórico constitucional de independência da Magistratura, jurisdicional e funcional, na qual a escolha dos dirigentes dos tribunais recaia sobre os seus pares. “Na próxima reunião do Conselho de Representantes vamos discutir a possibilidade de transformar isso em uma campanha nacional”, disse. A Anamatra acompanha no Congresso Nacional diversas propostas legislativas nesse sentido.
* Com informações do TRT-4 e da Amatra 4 (RS)