Grupo definiu estratégias de trabalho em diversas vertentes
A Anamatra sediou nesta quarta-feira (9/8) reunião da Rede Observatório Sul-Sul para o Trabalho Decente (ROSSTD), grupo que integra entidades associativas e sindicais para atuar em agenda conjunta focada na defesa do trabalho decente, dos direitos sociais e das instituições que o promovem. A reunião foi conduzida pela vice-presidente da Anamatra, Noemia Porto, e contou com a presença de representantes de entidades associativas e de centrais sindicais. Também participou da reunião o ex-presidente da Anamatra (biênio 2015/2017), Germano Siqueira.
Na ocasião, os representantes discutiram as últimas atuações das entidades e após a aprovação da Lei nº 13.467/17 (reforma trabalhista), destacando o trabalho de cada uma, bem como as perspectivas de atuação conjunta. A Anamatra levou o posicionamento da entidade sobre o momento atual, destacando a importância de reflexões críticas sobre diversos aspectos da nova legislação.
Durante a reunião foram relatados o formato da 2ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho, que será promovida pela Anamatra, nos dias 9 e 10 de outubro, durante a qual serão discutidos enunciados sobre a reforma trabalhista. Os presentes foram convidados.
Também foi referida a possibilidade de aproveitamento e divulgação dos estudos que estão sendo feitos pelos Grupos de Trabalho formados pelo Ministério Público para possibilitar uma melhor circulação das reflexões críticas que estão sendo produzidas.
Ainda trataram da competência da Justiça do Trabalho para os movimentos de greve, com relatos das dificuldades atuais de observância dessa previsão, enfrentadas pelas entidades. O objetivo é construir conjuntamente soluções de enfrentamento da questão.